quinta-feira, 29 de outubro de 2015

DIA 29 DE OUTUBRO - DIA NACIONAL DA TERCEIRA IDADE

Resultado de imagem para DIA NACIONAL DA TERCEIRA IDADE



A existência, em Portugal, de um dia dedicado à Terceira Idade, tem como fim chamar a atenção para a situação financeira social e afectiva em que vive a maior parte dos cidadãos desta faixa etária. Embora uma pequena parcela da população idosa aufira rendimentos suficientes para levar, uma existência minimamente aceitável a maioria passa bastantes dificuldades, competindo aos filhos suprir as necessidades económicas dos pais idosos e, sobretudo, distribuir-lhes carinho idêntico àquele que deles receberam enquanto foram jovens. As crianças, por sua vez, deverão respeitar e valorizar o papel dos avós na vida familiar. Socialmente, nada há mais triste que abandonar idosos em lares, não permitindo a cooperação e a partilha de saberes entre as diferentes gerações. Conta-se que há muitos anos, numa terra longínqua sempre que alguém atingia uma idade avançada, o seu filho entregava-lhe um cobertor e abandonava-o num monte, onde ficava a aguardar a morte. Certo dia, um idoso, ao chegar a sua vez de ser deixado no referido monte devolveu o cobertor ao filho, dizendo-lhe “fica com ele, assim já terás dois cobertores para te aqueceres quando também chegar a tua vez de para aqui vires”. Só então o filho se apercebeu de quão terrível era aquele costume e trouxe o pai de volta ao seio familiar.

P.S. - Tal como alguns filhos, abandonam os pais, igualmente todos os nossos Governos têm vindo a
abandonar os nossos idosos...esta é uma realidade nua e crua.

2 comentários:

  1. Viva a MALTA da terceira, quarta, quinta e da reprise idade. Faça o que nunca fez e ... pronto. Eu também ainda estou aqui p'rás curvas, mas já não posso acelerar muito a fundo.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro amigo José Amaral, completamente de acordo com a sua inteligente opinião...eu estou a entrar no mesmo caminho, pois efectivamente sendo um pouco mais novo...mas já não posso acelerar muito a fundo, como antigamente, é assim a lei da vida.
    Fraternais saudações, para todos.
    Mário Jesus

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.