sexta-feira, 23 de outubro de 2015

“Faz de conta”

Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de eleitos representantes

Portugal é um país mágico à beira mar encantado e vivendo o “faz de conta”.
Faz de conta que temos democracia, que temos cultura, que temos saúde, que temos educação, que temos emprego, que temos futuro...
Democracia é uma palavra do nosso imaginário desde o tempo da revolução, mas a prática do dia-a-dia diz-nos que pouca gente sabe exactamente de que trata.
Façam a experiência: aleatoriamente perguntem a jovens de 18/30 anos o que é democracia e umas quantas perguntas básicas sobre política e verão o chorrilho de asneiras que saem da boca dessa geração, que até sabe tudo de festivais de música, de filmes, de formas de comunicar a banalidade na net…
Sem querer generalizar, acho que uma fatia, grande de mais, de jovens não está nada envolvida com os problemas do seu futuro; acham eles que se não houver oportunidades no seu país, ao invés de lutar pelos seus direitos, optam por sair para países onde pensam encontrar o “El dorado”.
Falta, para além da cultura, a objectividade e a tenacidade que permitiram derrubar uma ditadura e conquistar direitos que afinal já se perderam pela inércia dos últimos anos.
Depois espantam-se quando o vencedor das eleições é uma coligação que governou 4 anos e que sem inocência se nomeou PAF, o que para muitos incautos era um novo partido com uma proposta séria de governação.

Só me apetece dizer “bem feito”. 

3 comentários:

  1. Não sei se a companheira aqui de escritas teve conhecimento, ou se lembra, de há uns anos o então director do "Publico" Vicente Jorge Silva ter classificado a juventude dessa altura de "geração rasca e à rasca". Isso levantou uma grande polémica. Eu sempre achei que o homem tinha carradas de razão. Só que, entretanto, as coisas pioraram. E muito. Agora, de quem é a culpa? De todos nós, os mais velhos, obviamente! Portanto, com as excepções que todos conhecemos, somos todos rascas! Guerra Junqueiro, disse há 119 anos: "Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio".Mudámos alguma coisa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que todos temos uma parte da culpa, mas não nos martirizemos tanto. Esta gente nova tem acesso a canais de informação e cultura que os mais velhos nunca tiveram. Apesar de tudo isso não querem ficar mais espertos e fazer boas escolhas para o seu futuro.

      Eliminar
  2. Concordo consigo! Eles têm é sido demasiadamente apaparicados. E a irreverência, própria desta faixa etária, manifesta-se quase sempre em coisas estúpidas, e por igual. Ou seja, são uns cordeirinhos e macacos de imitação.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.