terça-feira, 20 de outubro de 2015

Acerca do meu 'pensamento do dia'

Num meu ‘pensamento do dia’, um ex-companheiro de trabalho no já desaparecido BPA teceu um comentário sobre o que escrevi, acerca de ‘um homem sem fé é como um farol apagado …’.
O referido comentador, amigavelmente, escreveu, entre outras considerações, que ‘a fé é irracional’ e que já tinha provocado imensas guerras.
Compreendo as suas palavras, mas, no caso vertente, não me referia ao ‘dilatar a Fé e o Império’ ou outras incursões bélicas. Outrossim, queria somente dizer que, nesta passageira vida terrena, devemos ter alguma confiança e esperança de que, de tudo de bom que façamos, esperarmos que com alguma fé isso de bom nos venha também a acontecer.


José Amaral

2 comentários:

  1. A menos que provem a não-existência de deus(es) a não-Fé é também uma fé, irracional. E quantas guerras terá evitado? Quanto bem terá incentivado? Quanto mal terá evitado? Quantas guerras existiriam na mesma, pois a real causa é a mais da vezes outra?... não sei, mas aposto que não basta subtrair as guerras (ditas) religiosas e considerar a conta acabada.

    ResponderEliminar
  2. "O mais difícil, para o homem, é deixar de tremer diante dos deuses, temor que tem por única razão o facto de os homens ignorarem as causas naturais das coisas, que atribuem a seres sobrenaturais". Epicuro.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.