quarta-feira, 22 de março de 2017

COPOS E GAJAS, DE PREFERÊNCIA BOAS




De manhã se começa o dia, dizia a minha querida avó, mulher avisada, que vestia de preto, tinha um buço pronunciado e gostava da pinga às escondidas.
Como quem sai aos seus, aos seus sai, já enfiei dois medronhos, para dar energia a enfrentar o dia que dá trabalho, e até chegar ao fim, é uma peregrinação quase religiosa ao botequim do chico. Pelo menos tenho fé em ir lá, é uma espécie de purificação do meu interior.
Agora só bebo sininhos, estou em dieta alcoólica, só pequenas quantidades (de cada vez claro). Não se pode dizer que saia caro. Cada sininho são 30 cêntimos. Um copo de três, cinquenta cêntimos. Apesar de alguém desavisado poder estar em desacordo (está longe, não vê, está mal informado), sou uma pessoa poupada: só bebo um de cada vez.
Se descontar de todos os que bebo, as ofertas, os brindes às efemérides de cada parceiro que frequenta o botequim, e os que o Chico se esquece de cobrar, gasto realmente muito pouco. Sou portanto no Sul, um dos homens mais poupados(mas há quem esteja ainda mais abaixo. O Sul não acaba aqui).
Nunca fui de esbanjar dinheiro, na verdade nunca o tive. Comecei a trabalhar bem cedo na terra, sem tempo para estudos nem letras. Depois alguém disse que era melhor deixar de trabalhar a terra. Não valia a pena, pagavam para ficarmos em casa. Só a partir daí é que comecei a ter algum dinheiro para gastar.
Como nunca pude aturar um ajuntamento de mulheres - só para o truca-truca, e mesmo assim apesar de eles acharem, está longe de ser todos os dias - e como é em casa que elas se juntam, para ocupar o tempo livre comecei a frequentar a tasca do chico. Entretinha-me a jogar as cartas, ao dominó e a ver os bonecos do “Correio da Manhã”, posto que não sei ler convenientemente: o pouco que leio, não entendo.
Ora para uma pessoa se entreter tem que consumir, o chico não alimenta a família com ar, é do negócio da venda de bebidas espirituosas, torresmos e sandes de bifanas em vinha-d’alhos.
Não sei o que aconteceu, mas ultimamente só se ouve falar de nós, do medronho, do tinto e das gajas. Isto é uma aldeia pacata. O medronho e o tinto para nós é água e não chamamos gajas às mulheres, chamamos mulheres, e apesar de falarem até à exaustão, gostamos delas não as tratamos como gajas.
De repente vieram para aí jornalistas e televisões, a fazerem perguntas, e sinceramente não entendo o alarido. Nós matamos a sede com prazer e gostamos à nossa maneira das mulheres, não andamos a roubar, a mentir, nem a beber bebidas finas com borbulhas nos salões onde eles vão todos aperaltados apalpar as mulheres dos outros quando vão à casa de banho retocar os beiços, e depois fazem negócios com eles, como se fossem amigos do peito.
Um dia destes ainda fecham a porta do Chico e aí quero ver como vamos matar as horas do dia: só se for sentados à beira da estrada, a ver ninguém passar, que aqui não vem ninguém. Para quê, se isto é um amontoado de velhos e mulheres com bigode?






Redondo Vocábulo

www.luizrobalo.blogspot.pt

8 comentários:

  1. Ah, grande Luís!
    Só para ter o gozo de ler este texto, quase valeu a pena contemplar o holandês. De qualquer modo, este gajo ajudou-me a perceber a razão da crise portuguesa. Veja lá que eu estava convencido da culpabilidade do sector financeiro e dos desmandos de alguns figurões. Vai-se a ver e... que ingénuo que eu sou.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Vamos mas é beber um sininho à memória do holandês, Deus o tenha.. no seu seio.

    ResponderEliminar
  3. Como é possível, num contexto onde o europeu do Sul é menosprezado pelos seus comparsas do Norte, como se depreende da linguagem do presidente do Euro Grupo, haver tanta capacidade criativa num português abrangido pelo estigma. Parabéns ao Luís por tanta genialidade.

    ResponderEliminar
  4. Não ė do gênio, Joaquim ė do efeito meio alucinogénico dos tais sininhos, de medronho. Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A capacidade criativa, já que o Luís não a quer genial, continua.

      Eliminar
  5. Vamos lá ao Chico beber o tal sininho (é aparentado com o "negus", não é?) pela alma do holandês esquisito!

    ResponderEliminar
  6. O sininho é um pequeníssimo copo de vidro com a forma de sino muito usado no Alentejo e que leva uma quantidade mínima de aguardente. Já ouvi alguém dizer que só bebe sininhos e que bebe muito menos. É verdade, a questão não está na quantidade mas na repetição!

    ResponderEliminar
  7. Gostei tanto do texto, que até o adocicado cheiro da bebida me entrou pelas narinas. Só queria que o holandês apanhasse nas fuças aquilo que eu lhe queria enfiar no rabo.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.