quinta-feira, 23 de março de 2017

ONTEM FOI LONDRES...AMANHÃ , LOGO SE VÊ

E por todo o lado vemos pessoas perplexas, horrorizadas, descrentes, toldadas pela raiva, como se tudo isto não fosse previsível.
O isto tudo a que me refiro, são os ataques de que a Europa tem sido palco nos últimos tempos.
O isto tudo a que me refiro, tem desencadeado ódios e desabafos , mais ou menos consistentes mas, obviamente legítimos, porque cada um sente como sente e o humano que há em nós revolta-se.
Parece-me contudo ser necessária memória e ponderação porque nada acontece por acaso e o Ocidente não está a ser atacado desta forma porque os "outros", os "maus" ficaram de repente loucos e querem varrer o Ocidente do mapa.
Não, os "maus" foram e são alimentados pelo dinheiro do ocidente , pelas armas do ocidente e foram inicialmente treinados pelo ocidente; só que agora já cresceram o suficiente para mostrarem aos senhores do mundo que também sabem "brincar" às guerras.
A panela de pressão foi aquecendo, começa a rebentar e esta Europa , que nunca o foi, começa agora a tremer como varas verdes porque começa a perceber que o que fez não tem retorno; que não consegue controlar aquilo que já está enraizado nos seus países e que tem consequências, com muitos inocentes de ambos os lados a cair e a manchar de sangue ruas e casas. É impossível parar esta guerra, até porque ela foi desencadeada e alimentada pelo ocidente.
A Europa e os Estados Unidos e a Arábia Saudita ( governantes, Banca , empresas de armamento etc ) têm as mãos sujas e manchadas com o sangue destas centenas de inocentes que morreram apenas porque estavam no sítio errado à hora errada e não vale a pena chorarmos os mortos, colocarmos bandeiras ameia haste, pintarmos os edifícios com as cores dos países atingidos, se estas potências que agora se acobardam não mudaram radicalmente.
De que serve chorar se não forem tomadas as atitudes para acabar com a venda de armas, e as lutas pelos poços de petróleo ?
De que serve chorar se a Europa e o mundo ocidental continua a comprar petróleo ao estado islâmico?
De que serve chorar se os bancos europeus e americanos continuarem a ser alimentados por dinheiro dos terroristas, dinheiro esse que depois serve para comprar armas?
Ouço os governantes do mundo solidarizarem-se com os povos afectados pelos atentados e na maioria dos casos fico enojada com a hipocrisia dos discursos.
Guerra sem tréguas ao terrorismo ?
Cínicos...

8 comentários:

  1. Respostas
    1. obrigada - antes não tivesse que escrever sobre esta matéria.

      Eliminar
  2. Uma análise profunda sobre a situação actual da sociedade que se diz civilizada. A estrema sensibilidade da comentadora, mais uma vez em destaque. É bom tê-la entre nós. Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O prazer é absolutamente meu - gostaria de escrever sobre temáticas mais estimulantes e alegres, mas a realidade agride-nos a todo o instante com estes infelizes acontecimentos, sobre os quais não consigo evitar reflectir.
      Bem haja amigo e obrigada pela generosidade do comentário.

      Eliminar
  3. Passei por aqui, por ter hoje mesmo escrito algo bem diferente da sua análise. Que respeito, claro, e tem razão em muito do que afirma. Mas depois de lê-la, pareceu-me que todos os cobardes crimes cometidos ficaram perdoados. Que os seus autores estão afinal com carradas de razão, inocentes, "ungidos", praticamente. Será memso isto que quis dizer? Boa Tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tem necessidade de fazer a pergunta é porque não teve o cuidado suficiente para ler o que escrevi. Obviamente não me passará nunca pela cabeça defender terrorismo, mas tenho a obrigação ética e moral de questionar. Não se pode querer "sol na eira e chuva no nabal" - alimentam o monstro e depois ? Não lhe parece que temos que questionar o facto de em todos os atentados dos últimos anos, os autores serem locais? Não acha que devemos questionar o facto de ontem, mais uma vez, a pessoa estar sinalizada e nunca ter sido objecto de intervenção?
      Se nalguma linha do meu texto encontrou argumento pro terrorismo, só tenho que o aconselhar a ler de novo.
      Tal como o senhor, acho os crimes hediondos , mas tenho que tentar ser lúcida e pelo menos tentar perceber a origem do problema e porque tomou estar proporções, a meu ver, agora, sem controle ? E m nessa mat+eria, reitero o que digo no texto : "os "maus" foram e são alimentados pelo dinheiro do ocidente , pelas armas do ocidente e foram inicialmente treinados pelo ocidente; só que agora já cresceram o suficiente para mostrarem aos senhores do mundo que também sabem "brincar" às guerras."

      Eliminar
  4. Tenho pena de estar sem tempo. Mas digo-lhe Graça, Parabéns! Pôs o dedo na ferida. Hipócritas! Têm-nos inclusivamente apoiado. No Afeganistão, Líbia, Síria...Criaram e amamentaram os monstros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não tenho a menor duvida disso ... e tudo o que tenho lido e estudado corrobora esa minha convicção, que felizmente não é só minha ou ainda pensava que estava a ficar maluca.

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças a quem quer que seja. Não serão considerados os comentários anónimos. Obrigado.