terça-feira, 14 de março de 2017

A 14 de Março de 1966 – Estátua de D. Nuno Álvares Pereira aproveitada para fins publicitários

Resultado de imagem para estátua D: Nuno ÁLvares Pereira


Em 14 de Março de 1966, os lisboetas discutem qual a melhor localização para a futura estátua equestre de D. Nuno Álvares Pereira, da autoria do escultor Leopoldo de Almeida: a Praça da Figueira ou o Parque Eduardo VII. Os jornais da época lançam achas na fogueira desta discussão, apresentando a opinião de diversas figuras públicas. Aproveitando-se de divulgação que esta estátua estava a ter perante o público, a fábrica britânica de automóveis MG insere, na edição de 14 de Março de 1966 do Diário Popular, um curioso anúncio de página inteira com uma gravura da futura estátua de D. Nuno Álvares Pereira, tendo por pedestal um carro MG 1100, acompanhado das seguintes palavras: “Se a robustez dinâmica do MG 1100 pode ser comparada a um pedestal de estátua não há dúvida que o MG 1100 merece também o seu próprio pedestal”.

A Estátua equestre de D. Nuno Alvares Pereira acabaria por ficar na Batalha junto ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, tendo sido inaugurada a 27 de Abril de 1968.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.