Voltando ao assunto que hoje me trouxe aqui, que é o râguebi, o acontecimento internacional que tem vindo a marcar estes últimos dias, têm sido os jogos, referentes ao VIII Campeonato do Mundo de Râguebi Union ou se preferirem, a Copa do Mundo de Rugy Union, (que se efectua de 4 em 4 anos, pela WORL RUGBY, tendo nas setes edições anteriores os seguintes vencedores; África do Sul; Austrália e Nova Zelândia, todas campeãs por duas vezes cada e a Inglaterra 1 vez), que se está a realizar na Inglaterra, entre os dias 18 de Setembro e 31 de Outubro, com a participação de 20 selecções que foram qualificadas para este torneio, sendo a Inglaterra por ser anfitriã do mundial, outras 11 selecções classificadas pela performance na edição de 2011 e as 8 restantes pelas eliminatórias do torneio, que são distribuídas pelas seguintes Confederações: CONSUR/NACRA – Argentina; Canadá; E.U.A. e Uruguai. ARFU – Japão. CAR – África do Sul e Namíbia. FORU – Austrália; Fiji; Nova Zelândia; Samoa e Tonga. FIRA-ERA – Escócia; França; Geórgia; Inglaterra (país anfitrião deste campeonato); Irlanda; Itália; País de Gales e Roménia.
Jogos esses que estão a ser disputados e que foram distribuídos pelas seguintes cidades e estádios. Dos 13 estádios do torneio, 12 deles estão na Inglaterra (sede) e um em Cardiff, País de Gales.
Londres-Twickenham; Wembley Stadium; e Estádio Olímpico. Em: Manchester – Manchester City Stadium. Em: Newcastle – St. James’Park. Em: Birminghan – Villa Park. Em: Leeds – Ellannd Road. Em : Leicester – Leicester City Stadium. Em: Gloucester – Kingsholm Stadium. Em: Exceter – Sandy Park. Em: Milton Keynes – Stadium mk. Em: Brighton – Falmer Stadium e finalmente em Cardiff – Millennium Sadium.
E lá tenho vindo a acompanhar, este evento via televisão, alguns jogos que a SportTV (passe a publicidade), tem vindo a transmitir, tendo ficando quase tentado a ser mais um adepto desta modalidade, pela sua beleza que os jogadores transmitem, pela força musculado dos jogadores, com a sua força “abrutalhada” de todos eles, mas com grande lealdade e rigor no empenho que dão aos jogos, decerto que haverá excepções nalguns lances mais acalorados entre o jogadores, como em tudo na vida, pois não existe perfeição humana completa.
Outro pormenor de grande relevo e de enorme importância para o jogo e a seriedade de todos os intervenientes, quando por qualquer motivo de paragem de jogo, o cronómetro pára. A situação do vídeo árbitro, para quando o árbitro de campo tem alguma dúvida nalgum lance, e é através deste meio que a alta tecnologia nos proporciona, que todas as dúvidas são tiradas, sem protestos de discordância, quer de jogadores ou técnicos.
Estes dois últimos casos deveriam ser exemplo e aplicados no futebol. Quando do jogo parado, cronómetro parado e a consulta de um vídeo adequado para o efeito, para quando existem dúvidas em determinados lances, e tantas dúvidas que há em todos os jogos de futebol do nosso contentamento e prazer, que deveriam ser bem aplicadas, para alguns “manhosos” que se vagueiam nos nossos estádios.
(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os Leitores" do Jornal RECORD de 08 de Outubro de 2015)
(Texto-opinião, publicado na edição Nrº. 45.740 do Diário de Notícias da Madeira de 26 de Novembro de 2015)
(Texto-opinião, publicado na edição Nrº. 45.740 do Diário de Notícias da Madeira de 26 de Novembro de 2015)
Mário da Silva Jesus
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.