sexta-feira, 10 de março de 2017

A 10 de Março de 1927-É publicado o primeiro número da revista "Presença"

Resultado de imagem para Revista Presença



A 10 de Março de 1927, é publicado, em Coimbra, o primeiro número da revista Presença. Folha de Arte e Crítica. Tem como fundadores Branquinho da Fonseca (que foi seu director até ao nº. 27, de 1930), José Régio e João Gaspar Simões. Encerra as suas actividades em 1940, com o nº. 54, quando a Segunda Guerra Mundial ia a meio. Foi uma revista literária muito influente, destacando-se nela o espírito dos seus fundadores e de alguns dos seus colaboradores. Com o seu fim, encerra-se o Segundo Modernismo em Portugal.
O modernismo na literatura portuguesa foi praticado por duas gerações de intelectuais ligados a duas publicações literárias: o Primeiro Modernismo surgiu em 1915, em torno da revista Orpheu: o Segundo Modernismo teve a sua origem em 1927, em torno da revista Presença. Da época do Primeiro Modernismo ressaltam as figuras de Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros e Fernando Pessoa.

2 comentários:

  1. Muito bem e muito bom. Lembrar estes marcos da história da literatura portuguesa é um bom serviço prestado à cultura em geral. Obrigado ao Mário.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças a quem quer que seja. Não serão considerados os comentários anónimos. Obrigado.