quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Planeta Facebook

Existem tempos de ocasião e depois existem tempos de aproveitamento. Vivemos ambos e atualmente estamos a vivenciar tempos de infortúnio digital. Passo a explicar.
Quando o homem chegou á lua, rapidamente o encaramos como um feito único, e irrepetivel; anos mais tarde, várias foram as missões levadas a cabo nesse planeta lunar. Quando isso aconteceu, no longínquo ano de 1969, a mensagem passou na TV, mas célere, passou de boca em boca e todos entre si, falavam da boa nova. A comunicação estava no auge e as conversas eram tidas de um modo pessoal e aconchegante.
Anos foram passando e momentos históricos, foram sendo revelados ao público e as conversas sucediam se, indo ao ponto de se marcarem encontros no café da esquina, para se falar dos ditos.
Foi sempre ambição do homem, enquanto espécie dita racional, partir á descoberta de novos mundos dentro deste planeta , e não satisfeito com isso, expandir o seu império discover, extra muros orbitais. Foi assim que a exploração de novas formas de vida no planeta vermelho ( Marte) se tornou uma quase obsessão , na tentativa de acondicionar e preparar a expansão terráquea , por forma a que o planeta Marte se tornasse uma alternativa ao planeta em que habitamos atualmente.
Mas para além destes dois planetas,eis quando surge outro de âmbito virtual, em que todos ou quase todos parecem habitar: o planeta facebook.
Neste planeta - ao contrário do planeta terra- todos ou quase todos, são felizes; vivem sempre momentos inesquecíveis ; viajam para todo o lado; publicam emoções e caracterizam sentimentos. Casam-se; divorciam-se e voltam a enamorar. Espelham os momentos de uma vida, perante uma imensidão de conhecidos e "amigos" e são tidos como influenciáveis . No planeta facebook, a tristeza é palavra vã e rara e a única coisa "má" que abunda , parece ser o bloqueio ou denúncia de algo incorreto que se publicou. As zangas são coisa do passado, porque no planeta facebook, ninguém fala: todos "chatam" e as distâncias entre as pessoas são puramente minimizadas.
Ao invés, no planeta real ( terra), existe crise, fome, miséria e pobreza extrema. Existem guerras, problemas políticos e realidades díspares. Mas também existe tudo o que de bom o planeta facebook tem, com uma singular diferença: no planeta facebook, todos falam e são amigos; no planeta terra, mal nos aproximamos ou contactamos os nossos mais próximos.
Tendência dirão uns; é o mundo atual dirão outros, mas o que é certo , é que  estamos a perder o contacto com a nossa realidade em detrimento de uma realidade que "apenas" existe barrada numa montra humana de singulares particularidades.
"Viver" no planeta facebook é bom e ajuda nos a esquecer momentos de angústia mas caramba: ainda temos uma vida real para ser vivida e não a podemos desperdiçar.

2 comentários:

  1. Tem toda a razão, caro Rui Oliveira. Todavia, tocado por muitas insistências, lá fui eu para o 'mundo do facebook' somente para publicar o que na REALIDADE escrevo.

    ResponderEliminar
  2. Desculpará, senhor Oliveira, mas julgo que há um lapso nas últimas linhas do seu texto. O que acontecerá é o favorecimento de uma realidade fictícia em detrimento da realidade vivida

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.