quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Toureiem os humanos

Vivemos tempos dantescos onde cada dia que passa parece mais um inferno que nos aquece em demasiado sem uma ponta de raras boas notícias para nos paraisar a alma. Como se não bastasse, somos confrontados quase todos os dias com crimes, incêndios, e mais crise, crise, crise.
No entanto, gostaria de com este meu artigo de hoje chamar a atenção para o que eu considero  ser, um dos mais primitivos espetáculos da barbarie humana que alguma vez se conheceu: as touradas.
Para algumas pessoas, a tourada é um espetáculo digno e lindo de se ver; para outras - nas quais eu me incluo- é uma autêntica carnificina animal, que serve para entreter alguns gladiadores, que se alimentam do sofrimento dos animais para compensar algumas frustrações de uma vida que não lhes está a correr bem.
As touradas, vêm já de tempos idos, onde os neandertais se entretinham em lidar com estes portentosos seres da natureza para depois rimar a convivência da espécie humana com a salutar esperteza saloia de quem agia por instinto de sobrevivência.
Em pleno século XXI, existe em Portugal, uns homo sapiens, que se julgam deuses de um olimpo falido, e que em plena época estival, a única alternativa ao divertimento existente nesta altura do ano que encontram é sacrificar a vida de animais indefesos para deleite de uma micro sociedade que ainda não chegou sequer á civilização .
Mas mais do que isso , existem cúmplices que nos causam uma vergonha tal, que mais valia nem existir. Mas existem e por acaso, até sobrevivem á custa dos nossos impostos. O serviço público de televisão, ávido na sua senda manipuladora de gerar lucro, condescende a transmitir um espetáculo a todos os níveis degradantes, e sem qualidade, só pela ganância do dinheiro que dai advém. E andamos nós todos a pagar para que a RTP de quando em vez, se lembre de transmitir uma reles exposição pública de sofrimento animal.
As touradas em Portugal, já tiveram melhores dias mas o pior de tudo é que ainda os continuam a ter: os dias. O lucro relacionado com a "arte" tauromáquica, está a diminuir de ano para ano nas há quem insista em continuar a fazer disto, uma singular tradição, e uma forma estranha de cultura. Montar um  espetáculo desta aberrante natureza, não fica por menos de 25 mil euros; se a praça for uma das principais , como por exemplo,: o campo pequeno, este valor duplica.
As touradas não são tradição , nem tão pouco uma forma de cultura : são um "desporto" bárbaro, inventado para servir interesses monopolistas e capitalistas, que enriquecem com o sofrimento de animais sem qualquer tipo de defesa perante as alarvidades cometidas por uma espécie desprezível e vil.  Já que estamos na era primitiva, deixem me lançar um desafio: e que tal se fossem os humanos a serem toureados? Será que a designação de tradição  se mantinha? Ganhem juízo e erradiquem as touradas da nossa sociedade. A cultura merece muito melhor.

1 comentário:

  1. É que essas bestas acham que o animal, por ser animal, não sofre! Vi uma vez na televisão um cretino, aficionado da barbárie, afirmar que o boi é tão nobre, tão nobre, que não deixa transparecer qualquer sofrimento... E anda o pãozinho de Deus a sustentar estas alimárias.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.