domingo, 30 de agosto de 2015

Será mesmo assim...

A EVOLUÇÃO DO ENSINO EM PORTUGAL

NOS ANOS 50: Um camponês vendeu um saco de batatas por 50 escudos.
As suas despesas de produção foram iguais a 4/5 do preço de venda.
Qual foi o seu lucro?
NOS ANOS 60: Um camponês vendeu um saco de batatas por 50 escudos.
As suas despesas de produção foram iguais a 4/5 do preço de venda, ou seja, foram de 40 escudos.
Qual foi o seu lucro?
NOS ANOS 70: Um camponês troca um conjunto B de batatas por um conjunto M de moedas. O cardinal do conjunto M é de 100 e cada elemento de M vale um escudo.
Desenha o diagrama de venda do conjunto M com 100 pontos que representem os elementos desse conjunto. O conjunto C dos custos de produção tem menos 20 elementos do que o conjunto M. Representa C como subconjunto de M e escreve a vermelho o cardinal do conjunto L do lucro.
NOS ANOS 80: Um camponês vendeu um saco de batatas por 50 unidades monetárias. Os custos de produção elevam-se a 40 unidades e o lucro é de 10 unidades.
Trabalho a realizar: sublinha a palavra “batatas” e discute-a com o teu colega de carteira.
ANO 2000 ATÉ HOJE: Um camponês recebeu um subssídio de 25 euros para purdusir um çaco de batátas o cual vendeo por 50 euros e gastou 40 euros. Analiza o teisto do iserçício e em ceguida dis o que penças désta maneira de henriquesser.

NOTA – Transcrito de um almanaque dos religiosos combonianos por

Amândio G. Martins

2 comentários:

  1. Sem comentários! Na verdade, o ensino degradou-se em muitas áreas, especialmente na área humanista, onde não se seleccionaram textos com conteúdos cívicos defensores de valores essenciais, como honra, dever e respeito. Nas ciências, o facilitismo, para que todos atingissem mínimos de conhecimento considerados suficientes, também houve grandes trambolhões enroupados de pseudo novas técnicas. Esta descrição do ensino em Portugal, carregada de um humor muito fino, não correspondendo literalmente à verdade, tem algo
    que dela se aproxima. Parabéns pela "descoberta" que vem mesmo a propósito. Um abraço lusitano.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.