segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Tolerância e pluralismo, sim. Intolerância e ofensas, não

Participei com muito gosto e mais alguns companheiros que aqui escrevem; a Céu, a D Clotilde e o amigo Zé Amaral, numa coisa muito bonita. O livro, “Os Leitores também Escrevem”. Edições Vieira da Silva que já vai na 2ª edição, e comecei a escrever aqui pela mão da Céu. Mas, provavelmente, vou deixar de o fazer. É que, como se constata, este blogue transformou-se num local muito mal frequentado. Desde fascistas assumidos e seus pupilos (que têm o direito de o ser, e não é por isso que tomo esta posição) que insultam toda a gente que cheire a esquerda ou democrata incluindo as mães. O ultimo Exemplo; o moderado e correto Senhor Amândio Martins (Górgias) que é apodado por este indivíduo de “merdas refinado” (imagino o que não vi e que a Céu retirou…), até pudicas virgens ofendidas também com o amigo Amândio, por este elogiar o papel altamente positivo e determinante de Jorge Sampaio para com o martirizado povo de Timor, ofendendo-o mais que veladamente assim como toda a esquerda e criticando o antigo PR por ter pertencido ao MES ( vejam lá que crime horrendo!), até outro escriba mostrando um gélido desprezo pelos desgraçados que fogem da guerras e de outros horrores. Enfim! E mais outros tristes exemplos que se tornaria fastidioso… E depois o incompreensível apelo dos amigos Zé Amaral e Tapadinhas apelando à contenção de ambas as partes. Metendo no mesmo saco meros provocadores que denominam quem pensa diferente, democratas, de inimigos, e gente respeitadora e educada.
Evidentemente que espero repercussões. Interessa-me as da gente decente. Dos democratas, que, felizmente, mesmo aqui, ainda são a maioria. Um grande abraços para estes e estas.

Francisco Ramalho

20 comentários:

  1. É uma pena que as pessoas utilizem espaços como este para serem mal educadas. A Céu deve ir retirando estas má colaboração.
    Um grande abraço
    Clotilde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então nesse caso a Céu tem de começar é por retirar os comunistas deste blog, pois são eles que sistemática e continuamente perseguem e atacam o professor João José Horta Nobre.

      Passe bem,
      Mário B.

      Eliminar
    2. A únicas má colaboradora aqui és tu que para além de pouco contribuíres para o blog, ainda te metes a defender pessoas que defendem o Comunismo, a mais assassina ideologia na face da terra, muito pior do que o Nazismo alguma vez conseguiu ser...

      Eliminar
  2. O ponto de ordem do senhor Ramalho é oportuníssimo. De facto, a discussão pode ser acesa sem ser grosseira. Obrigado senhor Francisco Ramalho. Amândio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem começou por ser grosseiro foste tu que começaste a atacar o professor Nobre com golpes baixos. Não dizes as coisas directamente e mandas boquinhas e piadinhas armado em fino. Tenho muito orgulho em ao menos ser frontal e dizer o que penso directamente na cara. A tua atitude é de falsidade total, tipicamente à boa maneira da esquerda caviar e direitinha do copinho de leite, são todos uns falsos.

      Eliminar
    2. Falsidade pura. O Górgias transpira falsidade por todos os poros, pois é aquilo que se pode designar por um "grosseiro fino", ou seja, gosta de mandar piadinhas e boquinhas indirectas e fala por citações, em lugar de dizer logo o que pensa como qualquer homem decente deve fazer.

      Nem sei descrever o desprezo que tenho por gente assim, o Górgias, um falso, sonso, mentiroso e desonesto que não diz o que pensa na cara, mas ao invés, gosta de dar facadinhas nas costas dos colegas blogueiros...

      É realmente ridículo ser-se assim, se a arrogância do Górgias fosse excremento, já se teria afogado em caca há muito tempo atrás...

      Eliminar
  3. Caro Francisco Ramalho,
    Também cheguei a ponderar acabar com as publicações. Mas não, não vamos por aí. Temos de defender, com actos, os nossos valores e não desistir à primeira.
    Nada de ter medo do contraditório. É salutar. Já nos chegou o tempo do pensamento único que tivemos de suportar. Apontar o dedo ao que pensamos estar mal é direito de qualquer um, assim como é dever aceitar que outros tenham pontos de vista diferentes.
    E não fujamos do contraditório só porque sim, por pusilanimidade ou para evitarmos inimizades. Não temos de ser amigos de todos, mas devemos ser de urbanidade escrupulosa. Escrever num espaço público exige-o.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aceite os meus cumprimentos e registe que concordo com a sua opinião educada sem ofensa para ninguém. Já tinha concordado com os seus pontos de vista na sua carta recente " O momento é muito grave " . Que acha sobre a opinião que lá aparece? Penso que não é contraditório mas sim um deitar de achas para a fogueira.

      Eliminar
    2. Caro sr. Jorge Morais,
      Penso que o comentário que o meu texto “O momento é muito grave” suscitou ao sr. Amândio G. Martins nunca poderia ser um deitar de achas para a fogueira, pela simples razão de que não havia lá qualquer fogueira. Ateada por mim, garanto-lhe que não havia.
      No que se refere ao seu conteúdo, penso que o autor do comentário quis lembrar que, pelo menos à data dos factos referidos, o PS era ideologicamente distinto do PPD, o que não significa que, hoje, PS e PPD/PSD mantenham esse afastamento nas respectivas práticas. Se essa é a ideia subjacente, é uma opinião, diferente da minha, mas que, obviamente, respeito. O importante é que não me senti ofendido ou insultado. Quando muito, contrariado.
      Agradeço e retribuo-lhe os cumprimentos formulados.

      Eliminar
  4. Tenho alguma dificuldade em perceber, que apelar ao bom senso, seja uma atitude incompreensível. De qualquer forma, porque não tenho o dom da perfeição, admito que esteja errado na minha intervenção, até porque nestas situações, o mais fácil, é fazer campanha por um grupo, porque, de outro modo, arriscamos a ficar isolados. Um abraço lusitano para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite caro Tapadinhas. De facto, apelar ao bom senso só pode ser elogiado, mas.a coisa já tomou uma proporção fora do razoável, isto porque, talvez não tenha havido a coragem por parte de quem administra este blogue de travar a linguagem de certo senhor. Eu próprio, a certa altura, falhei nesse aspecto e por isso quero pedir desculpa à maioria dos amigos que aqui escrevem. Claro que não posso nem devo pedir desculpa a quem sistematicamente provoca e ofende quem defende valores de esquerda, como a democracia, a igualdade de direitos, independente da raça e ou da cor. Não posso pedir desculpa a quem defende o fascismo como regime politico e a quem incita à violência e é confessadamente inimigo do regime democrático e claro contra a Constituição da República. E como tal, julgava eu que este blogue não permitisse tal, visto que atentar contra a Constituição da República, é um crime supostamente punido por lei. Este blogue, com a desculpa do contraditório, não deve servir de Palco para a xenofobia, para o racismo e muito menos para a propaganda nazi-fascista. Não se trata aqui de"( Joaquim Tapadinhas) fazer campanha por um ou outro grupo, trata-se sim de defender a democracia ou o nazi- fascismo. Há que não ter medo de encarar e combater os inimigos da democracia .Por último, os meus parabéns para o amigo Francisco Ramalho, pelo seu texto "Tolerância e pluralismo". Um abraço a todos os democratas que não têm medo de tomar partido pela democracia.

      Eliminar
    2. Ficamos então a saber que o comunistas nunca tentaram montar uma ditadura em Portugal nos idos de 1975...

      Ficamos também a saber que os "fascistas" é que matam pessoas, mas os comunistas nunca mataram ninguém...

      Os comunistas nunca tiveram campos de concentração...

      O KGB e a Stasi nunca tiveram salas de tortura e nunca houve prisões políticas...

      Cuba e a Coreia do Norte são paraísos democráticos...

      Estaline era um humanista...

      Os comunistas são todos santos porra!

      Os comunistas são todos santos e eu nem sabia de nada!

      Eliminar
  5. O fanatismo, seja de direita ou de esquerda, não pode conduzir a uma sociedade justa. Logo, não é fácil tolerar certas atitudes. Contudo, somos seres humanos, com defeitos e virtudes, tendo alguns a sorte de terem socialmente um melhor caminho. A democracia pratica-se no dia-a-dia e não apenas nas conversas. Lamento ter de escrever, porque pode parecer estar a puxar por galões, que nessa defesa, fui correspondente do jornal República, estive nos Congressos de Aveiro de 1969 e 1973 e como cidadão activo na defesa da democracia, a Junta de Salvação Nacional, ainda antes de haver Governo, reconheceu-me a idoneidade para presidir à Câmara Municipal de Montijo. Os actos justificam a minha luta pela democracia em tempos difíceis. Hoje é fácil, com ela a funcionar (às vezes não muito bem), dizer-se democrata. Lamento, mais uma vez, ter de escrever isto, pois parece não estar a ser compreendido. Paciência! Um abraço lusitano para
    todos.

    ResponderEliminar
  6. "Desde fascistas assumidos e seus pupilos (que têm o direito de o ser, e não é por isso que tomo esta posição) que insultam toda a gente que cheire a esquerda ou democrata incluindo as mães."

    Caro Francisco Ramalho, eu até posso ser um "fascista assumido" como tu dizes, mas tu és o quê???

    Um marxista que se esconde atrás da bandeira vermelha encharcada no sangue de 200 milhões de inocentes assassinados pelos regimes comunistas em todo o Mundo???

    Hás-de me dizer qual é a autoridade moral que tu ou outro marxista qualquer têm para criticar um fascista???

    Vou ser sincero, o que eu nunca gostei na esquerda e sempre me fez fugir da mesma, foi a vossa hipocrisia. Quando não estão no poder, fazem de conta que são "democráticos" e que respeitam os direitos humanos, etc... Mas assim que se apanham no poder, matam, torturam, oprimem e censuram tanto ou mais ainda do que qualquer regime fascista. Só no Cambodja, o camarada Pol Pot assassinou um terço da população e a maioria dos partidos comunistas nem piam sobre o assunto...

    É como eu digo ainda estou por descobrir onde é que os marxistas vão buscar a autoridade moral que julgam ter para atacar seja quem for, depois dos autênticos banhos de sangue que provocaram em todo o Mundo.

    ResponderEliminar
  7. "Evidentemente que espero repercussões. Interessa-me as da gente decente. Dos democratas, que, felizmente, mesmo aqui, ainda são a maioria."

    Realmente é preciso ter lata!

    Um comunista a armar-se em democrata!

    Apoiam toda a espécie de ditaduras e depois acham que têm moral para vir falar de democracia. Bem nos avisou o professor Salazar (que Deus o guarde!) sobre esta gente, o comunismo é um inimigo da Nação que labora dia e noite para nos destruir a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Mário ? " Que Deus o guarde (Salazar )"a ele e a todos os Criminosos da PIDE, aos que mandaram para o campo de Concentração do Tarrafal para os assassinar, como aconteceu com Bento Gonçalves e muitas outras vítimas do santificado regime de Salazar. Amen!

      Eliminar
    2. Salazar foi o maior homem que Portugal teve desde Marquês de Pombal, a tralha que hoje chafurda na democracia nem lhe chega aos calcanhares!

      Eliminar
  8. Aconselho o individuo Górgias a ir viver para a Coreia do norte, Cuba, Venezuela ou outro regime esquerdista onde possa servir os seus ditadores e assim sentir-se feliz, pondo em pratica os seus instintos mais primários como o totalitarismo, a tortura, o assassinato, a extorsão, a violação, etc.
    Os seus textos denotam um ser tão desequilibrado que sinceramente chego a ter pena de si.
    Dos insignificantes não reza a historia.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.