segunda-feira, 31 de agosto de 2015

EDUCAÇÃO E BOM SENSO

Temos direito a opinião, mesmo que turva de lucidez, construída em incoerências, argumentada como dogma de verdades únicas e absolutas.

O mundo roda a uma velocidade estonteante, de tal forma que há gente que se agarra ao passado para se sentir segura e não ficar tonta. Pois é, mas perde a oportunidade de participar no presente, e usufruir a novidade que o futuro traz.

Outros, abjuram o passado, e lançam-se de cabeça perdida a toda e qualquer aragem que prometa o futuro. Pois é, se não olharem para trás de vez em quando perdem a verdadeira noção do tempo, porque um tempo sem passado, é uma impossibilidade.

Felizmente todos temos o direito da opinião. 

Felizmente também, todos temos o direito de opinar sobre a opinião dos outros, dirimir ideias, desconstruir  desvarios, sonhos messiânicos frustrados, teses mirabolantes com cheiro a mofo.

E fazemos isso dialogando: que é um verbo que indica "comunicação", e esta por sua vez só existe quando  pelo menos dois seres dotados de inteligência, trocam informação.

A ofensa, o insulto, são défices de razão, são baixezas de carácter, trazem à superfície a porcaria das unhas que anda disfarçada pelo verniz que se pôs em cima.

Depois há um outro termo que os puritanos, moralistas, lançadores de anátemas, aspirantes a demiurgos gostam muito: O Respeito.

Respeito é educação,  é civismo, é  urbanidade, é tolerância,é  pedagogia, é solidariedade.

Gostaria que este blogue fosse um local oxigenado e bem frequentado. Da minha parte tudo farei para que assim continue a ser. 

Não somos todos iguais e eu não colo como irmãs gémeas a palavra igualdade com democracia.

Se um bárbaro vier intoxicar o nosso ambiente, tentar destabilizar o equilíbrio da balança de compromissos que é viver em democracia, eu corro com ele para a periferia dos mundos em que ele gosta de viver.

Pessoas assim, para mim, são menos pessoas, tenho pena mas é assim.





9 comentários:

  1. Boa noite, Caro Luis Robalo,estou de acordo com grande parte do seu texto, porém (desculpe-me a franqueza) Que nome podemos dar a quem não se identifica com o regime democrático, ofende quem é de esquerda, ou outros democratas, faz a apologia do fascismo salazarista, apela à violência, e não respeita a constituição da República ? Será o tal "bárbaro " ? Sim também eu, repudio quem quer intoxicar o nosso ambiente democrático e é por isso que tento ser coerente ao combater essas criaturas que costumam chamar ao 25 de Abril" traição à Pátria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Mas qual ambiente democrático???

      Não passas de um fascista vermelho, travestido de democrata, tal como a restante comunalha que se esconde atrás de mentiras para enganar os mais ingénuos.

      O teu comportamento neste blog tem sido de sistemática e constante perseguição a qualquer um que critique a esquerda ou os ideais comunistas. Se tu ou os teus amiguinhos da turba vermelha pensam que eu vou desistir, então esqueçam, podem esperar sentados...

      Eliminar
  2. "Se um bárbaro vier intoxicar o nosso ambiente, tentar destabilizar o equilíbrio da balança de compromissos que é viver em democracia, eu corro com ele para a periferia dos mundos em que ele gosta de viver."

    O que é que o Luís Robalo tem a dizer sobre os bárbaros que fuzilavam crianças de apenas 12 anos na União Soviética?:

    http://historiamaximus.blogspot.pt/2015/04/o-dia-em-que-urss-decidiu-fuzilar.html

    ResponderEliminar
  3. Todo aquele que, para impor as suas ideias, recorre ao insulto sistemático, comete o erro básico de não perceber que isso, mais do que ferir as pessoas contra quem arremete, põe a nu as suas próprias insuficiências e fragilidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Górgias com certeza que deve ter memória curta, pois foste tu e os teus amigos esquerdistas que começaram a insultar primeiro. Mas já é típico da esquerda atacar e depois vir chorar a fazer-se de vítima inocente.

      Mas eu agora prefiro falar de bárbaros, já que o tema da conversa por aqui é a barbárie. O que é que o Górgias tem a dizer sobre os bárbaros que levaram a cabo esta limpeza étnica em África?:

      http://historiamaximus.blogspot.pt/2014/04/ha-quarenta-anos-teve-inicio-uma.html

      Eliminar
  4. Vai um tal vazio de ideias na área que pior ambiente tem criado neste espaço, que chegam mesmo ao ponto de atacar pessoas só porque se recusam a usar linguagem de estrebaria! Mas como este blogue se denomina "avozdagirafa", não "avozdoasno", não vão conseguir que me desvie da minha linha de conduta.
    O JN de hoje traz na pág. 2 esta citação do escritor Lobo Antunes: "A melhor maneira de lidar com os outros é tomá-los por aquilo que eles acham que são e deixá-los em paz".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fuja à pergunta que lhe foi colocada. O que é que o Górgias tem a dizer sobre os bárbaros que levaram a cabo esta limpeza étnica em África?:

      http://historiamaximus.blogspot.pt/2014/04/ha-quarenta-anos-teve-inicio-uma.html

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.