quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Entre a verdade e a fantasia

 

Enganados desde pequeninos...

 

 

Li algures que, numa visita a um colégio católico, nos Estados Unidos, um bispo explicou aos alunos que o Pai Natal não existe, é apenas um personagem que foi criado com base na história de S. Nicolau, o que deixou os pais daquelas crianças muito zangados com o prelado, dando origem a tal polémica que a Diocese teve de fazer um comunicado para tentar acalmar a fúria dos pais e as lágrimas dos filhos.

 

Parece que a origem de S. Nicolau ter inspirado a criação da figura do Pai Natal se deve ao facto de este santo, que foi bispo de Myra, na Turquia -  entre o segundo e o terceiro  século da cristantade -  ser muito amigo das crianças, a quem sempre distribuía presentes; e a “imprudência” do bispo americano talvez tenha radicado na informação que tinha de que S. Nicolau terá sido sempre um intransigente defensor da verdade, o que estará também na origem de ser no nosso tempo padroeiro dos estudantes, para quem não haverá melhor presente do que ensinar-lhes a verdade...

 

 

Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.