sábado, 26 de dezembro de 2020

Simplismos


Isto de tentar arrumar a humanidade em gavetas/chavetas nunca é boa coisa porque parte de simplismos intelectuais, quase sempre maus conselheiros.

Sabendo isso, e também que obedecemos todos a um registo de caminho civilizacional em sentido certo, apesar dos recuos e desvios ocasionais, não resisto à tentação de classificar o “mundo” que me rodeia em três espécies: os que querem andar para trás, os que acham que está tudo bem, e os que preferem rumar ao futuro. (Em todas estas categorias, há trânsfugas e, sobretudo, fingidores que se reclamam de uma “equipa”, sabendo muito bem que pertencem a outra). Nos “futuristas”, que são quem mais me interessa, atrevo-me ainda a arranjar-lhes três sub-chavetas: os que confiam na inércia, os que querem ir devagarinho, e os que preferem a alta velocidade.

Se ainda vou a tempo, depois dos devaneios, de desejar Boas Festas a todos, aqui estou a fazê-lo.


2 comentários:

  1. Todas as categorias que descreve genericamente ( mas com "código postal", imagino...) somos afinal... todos nós. Aliás todos "futuristas", pois o presente é agora mesmo e o passado já é esse presente de há um segundo....). Uns caóticos, outros demagogos, outros, etc, etc...
    Grato, retribuo as Boas Festas.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.