domingo, 6 de dezembro de 2020

"Ian" ou o "admirável mundo novo"

 Soube hoje pela TVI que foi autorizada em Singapura a comercialização de carne de frango produzida a partir de proliferação de células retiradas do peito do "Ian", um frango que teve direito a fotografia e tudo! A engenharia biológica foi realizada por uma empresa da Califórnia com o nome de "If Just".

A técnica, infiro eu, será em tudo semelhante à da realizada com células estaminais humanas para produzir, não clones mas tecidos e orgãos que poderão servir para transplantações, evitando-se assim os problemas da rejeição.

Lembrei-me de duas situações a que assiti. Uma "in loco", num curso de pós-graduação - Direito da Medicina - para juristas e médicos em que, numa das sessões, se falava da técnica descrita no segundo parágrafo e uma advogada, "branca como a cal" disse: então... significa que... posso vir a ter um "irmão" fígado?...". A outra foi um filme intitulado "Soilent verde", com Charlton Heston, que vi ainda no tempo da guerra colonial, em Tete, em que a fome do futuro era resolvida através de fábricas de reciclagem de... "esterco"...

Perdoem-me o "negrume" aparente do meu dia mas entendo que até nem são más notícias. Acaba o arroz de "pica no chão" mas, por outro lado o "Ian" lá anda todo pimpão e a fazer as alegrias do PAN....

Fernando Cardoso Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.