domingo, 13 de dezembro de 2020

O DINHEIRO LOUCO E O NOVO HOMEM

 O mundo arde. A grande crise. A pandemia. As alterações climáticas. O deus-dinheiro. O dinheiro louco. O Império esquizofrénico da finança, dos media e dos computadores vai rebentar. O capitalismo vai rebentar.

Novos valores se levantam. Urge a soberania e a gratuitidade da vida, a generosidade, a criatividade, a emergência da mulher e da criança. Pelo mundo inteiro luta-se pelo clima, pela salvação do ser humano, dos animais e do planeta, luta-se contra o fascismo, contra o racismo, contra o capitalismo. Desenha-se uma nova vontade de viver, uma busca de uma terra de beleza e fecundidade. Há que estabelecer uma nova aliança com a natureza e abolir de vez o dinheiro. Substituir o parlamentarismo pela democracia directa, ou seja, instaurar o primado do humano sobre o número. Há também que eliminar os mecanismos da concorrência, da competição, da força, da manha, da troca, do sacrifício, da culpa. Como diz Raoul Vaneigem, a recusa da sociedade mercantil implica a criação de uma sociedade que exalte a vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.