segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Há sempre alguém que resiste

 

“Velhos de todo o mundo: Uni-vos”

 

 

É o que pede o senhor Manuel Alegre de Melo Duarte – poeta Manuel Alegre -  no seu mais recente livro, “Quando”, a pretexto do qual foi entevistado pelo JN, onde diz que vai passar a assinar com o nome completo, esclarecendo: “Quando era campeão de natação, conheciam-me como Manuel de Melo Duarte. Quando publicaram os meus primeiros poemas estava preso e os meus amigos puseram o nome de Manuel Alegre e assim ficou”.

 

Diz que este mais recente livro é um poema de uma vida, do seu percurso, da sua geração: “Chegamos todos a este tempo sem horizonte, com muitas pragas dentro de uma praga; e aos que querem enterrar tudo, relembro que foi um velho de quase oitenta anos que nos libertou dos demónios soltos por Trump”.

 

Afirmando que, desde o da Revolução Russa ao da social-democracia, todos os modelos falharam, é preciso responder aos problemas reais e concretos que fazem as pessoas descontentes, e que “são precisos mais poetas e profetas e menos economistas; as democracias não estão a ser derrubadas por golpes de estado, estão a ser minadas por dentro; não podemos subestimar os fenómenos populistas, a que a fraqueza da Direita abre espaço; não me regozijo com a aparente debilidade do PSD”.

 

 

Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.