sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

FERNANDO PESSOA E A ANARQUIA EM PORTUGAL

 Irritado com a passividade lusa e com o seu apego à ordem, Fernando Pessoa chega a escrever, nos tempos do "Orpheu": "Nunca o português tem uma acção sua, quebrando com o meio, virando as costas ao vizinho. Age sempre em grupo, sente sempre em grupo, pensa sempre em grupo. Está sempre à espera dos outros para tudo. (...) Portugal precisa de um indisciplinador. (...) Trabalhemos, ao menos nós, os novos- por perturbar as almas, por desorientar os espíritos. (...) Construamos uma anarquia portuguesa."

E, de facto, a maioria do povo português é rebanho sempre em grupo que obedece ao patrão, que se deixa levar pelo Big Brother do governo, do Presidente, dos media, da tecnologia, dos telemóveis. Habituaram-se a seguir os outros, sem questionar. A fazer o percurso família, escola, trabalho, casamento, morte, sem nunca pôr nada em causa. A culpa não é só da máquina, do sistema. São as pessoas que se deixam levar, que até se querem levar. Urge, de facto, a anarquia e um ou vários indisciplinadores.

1 comentário:

  1. Fernando Pessoa também dizia coisas bem sinistras: "Brevemente comaçará a raiar ns nossas almas a intuição política do nosso futuro.Talvez o Supra-Camões possa dizer alguma coisa sobre o assunto. No entretanto, "sursum corda!" (...) A hora da acção ainda não chegou. Primeiro virá a teoria política da época. Depois virá o pô-la em prática. E quando a hora chegar, virá - não tenhamos dúvida - o homem de força que a imporá, eliminando os obstáculos, que são esta gent5e de agora.Suavemente, se puder ser, será a transformação feita. Mas se assim não for, se esta gente de hoje não curar de se tornar portuguesa, confiemos, sem horror, que o Cromwell vindouro os saberá afastar, aplicando-lhes, por triste necessidade, a "ultima ratio""...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.