quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Elucidativo!

O artigo de José Sasportes - "Reagir aos ataques do populismo" - vem no PÚBLICO de ontem. A "caixa" que encima o texto diz "A história ensina-nos que os males da Europa acabam por nos atingir, pelo que também nos devemos preparar para contra-atacar". Concordo com os dois, aliás um só.
Avisa-nos duma reunião cuja notícia passou quase em claro na comunicação social e anunciava uma reunião denominada " Xi Jinping vai ser anfitrião da Cimeira 17+1". Discorre depois sobre a tenebrosa figura de Steve Bannon e do que anda a "fazer" pela Europa onde quis criar uma Academia, em terras de Itália, sob os auspícios de Salvini. Quem são os tais 17? Doze já fazem parte da União Europeia (UE): Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa, Eslováquia, Hungria, Roménia, Bulgária, Croácia, Eslovénia e... Grécia. Os outros cinco  querem lá entrar: Sérvia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro, Albânia e Macedónia. O "um" é (demasiado) obviamente, a China.
Como não tenho pretensões de pedagogo, mas penso saber ler os sinais... o que há aqui que "cheira mal"? Excepto a Grécia ( esta com razões), donde vem todo este conjunto de países? A Europa é muito apetecida mas o "cavalo de Troia"a "cizânia" ainda fazem parte do nosso léxico, ou não? Conhecemos a semântica simbólica. A "estadia" do teórico de Trump no Velho Continente não é para férias, com certeza. E a Europa fica mesmo no "meiinho" entre este actual  EUA e a Rússia "imperial-comunista"... com a China "capitalista-comunista" omnipresente e manhosa.  A Europa que se cuide -e eu sou europeu e europeista - e, nisso, com Ortega e Gasset, ainda é o melhor sítio onde se viver em quase todos os sentidos e o apetite "interesseiro- destrutivo", com ataques "por dentro e por fora" (no fundo dos mesmos), é o pedaço que os apetites mais tenebrosos mais querem para satisfazer os mesmos.... O populismo bebe em várias fontes.

~Fernando Cardoso Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.