Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
sábado, 18 de janeiro de 2020
Respigo
( Retirado do artigo " O "espectro" de Marx", de Elísio Estanque, no PÚBLICO de 14/1/2020)
1 comentário:
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.
Li esse artigo com muita atenção e tenho-o ali de lado para o reler mais vezes. Trata-se de uma clara e eloquentíssima lição sobre um tema muito importante que, curiosamente, passa quase sempre ao lado das discussões. De facto, o marxismo, enquanto teoria filosófica (e não só), não tem, forçosamente, de “estiolar”, de forma absolutamente rígida, como fazem crer muitos dos seus seguidores e detractores.
ResponderEliminarGostaria, ainda, de propor um exercício que me parece muitíssimo interessante: concatenar os ensinamentos daquela “lição” com o artigo que o A. Betâmio de Almeida (que já por aqui andou nestas nossas lides bloguísticas) publica hoje no Público, “Economia, tecnologia, ecologia e nós”. Vale a pena.