terça-feira, 14 de janeiro de 2020

O banal e o "megalómano"

Este domingo, num voo "low cost", um homem jovem teve uma ameaça de desmaio, com sudação intensa e palidez, mantendo a consciência. O comandante pediu um médico e.... lá tive que ir dar uma ajudinha. Como o doente estava consciente e bem orientado no tempo e no espaço, pude fazer-lhe umas perguntas que me elucidaram que não era diabético (pelo menos não sabia...) e não tinha antecedentes relevantes de doença. Palpei os pulsos arteriais, vi o reflexo pupilar com uma lanterna de telemóvel, testei os movimentos dos membros e.... lá veio o clássico "copo de água com açúcar". O senhor lá foi recuperando e... tudo acabou bem.
Não é pela história que a trago aqui, mas sim por algo adjacente e que reputo de importante. E que se liga ao facto de o avião não ter um estetoscópio nem um medidor de tensão arterial, nem aquelas "fitinhas" para determinar o nível de açúcar no sangue, a bordo. Como, pela avaliação sumária que lhe fiz, pensei em quatro hipóteses: hipoglicemia, queda tensional, crise vagal ou, mais remotamente, "nervosismo", lá me me fui safando só com o "olhómetro" mas... como poderia eu medir para confrmar ou descartar o que me ia no pensamento clínico?
Passado o mau momento, perguntei à hospedeira a razão de não ter aquilo, até porque tudo custaria uns "míseros" 150 ou 200 euros. Não sabia responder, mas fiquei a saber que o avião tinha.... um desfrilador cardíaco! Uau! Não se tem o básico mas tem-se uma sofisticação, ainda por cima a necessitar um manuseamento por quem sabe!
Bom, "tiro chapéu" ao omnipresente copo de água, fico contente porque o final foi feliz e satisfeito comigo porque fiz o que pude pois, apesar de ser um "peidiatra" ( aposentado, ainda por cima), serei, com honra e alegria.... médico até morrer.

Fernando Cardoso Rodrigues

1 comentário:

  1. E talvez ainda tenham, senão já tiveram, segundo uma vez uma tripulação informou, duas botijas de oxigénio, que ocupam dois espaços de gavetas superiores de bagagens, para caso de "enfarte!

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.