quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Regina Duarte

Reportando-me ao artigo do meu amigo Amândio Martins, aproveito para relatar um episódio passado comigo há cinquenta e tal anos, no Rio de Janeiro, onde eu vivia, que atesta a minha capacidade de discernimento. Ou seja: a diferença entre adversário e inimigo. Uau!!!

Durante algum tempo o ator Hugo Carvana foi meu vizinho, numa fase conturbada da sua vida conjugal, e fizemos amizade.
Num final de tarde, caminhávamos pela Avenida Vieira Souto, em Ipanema. De repente o Hugo agarra-me pelo braço para irmos ao encontro dum amigo dele que caminhava em direção contrária. Apresentações. - José Valdigem, muito prazer.
                         - Nelson Rodrigues, satisfação. (Nem precisava de se identificar).
Por alguns momentos, ali ficaram, trocando breves palavras, enquanto eu fitava aquele "monstro sagrado", que abominava pelas suas posições políticas, mas que idolatrava pela escrita. Eu fazia coleção de recortes das suas crónicas de "O Globo", principalmente da área desportiva.
Um dia, zangado com tudo e com todos (eu incluído), juntei os recortes, fotos e correspondência das minhas "paixonetas" e outros "souvenirs", e fiz uma fogueira. Tenho pena.

Conclusão: Regina Duarte, declarou-se apoiante dum governo fascizante, o que lamento. Mas não deixo de continuar a pensar que é uma grande, enorme atriz.

José Valdigem

4 comentários:

  1. Ó Valdigem, a senhora, como actriz, pode interpretar os mais variados papéis, de gente boa e ruím, e ser grande nisso; como cidadã, apoiar gente que venera os ditadores militares que tanto mal fizeram ao país anula, a meu ver, alguma coisa boa que lhe possa ser reconhecida; no mais, dizem os entendidos que ninguém é completamente mau ou completamente bom...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro o Vasco Graça Moura. Foi "treinador" do Cavaco, mas foi uma figura incontornável da cultura portuguesa.

      Eliminar
  2. Da "Viúva Porcina" e do "Sinhôzinho Malta" gostei imenso, mas da Regina Duarte e do Bolsonaro não gosto mesmo nada...

    ResponderEliminar
  3. Vasco desGraça Moura é um caso exemplar de alguém de levada craveira intelectual que não mostrava o menor respeito por quem tivesse outras ideias, reduzindo a nada um adversário político...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.