sexta-feira, 7 de agosto de 2015

O DN não está melhor

Li neste jornal, o artigo que no passado dia 4 de Agosto escreveu Pedro Bidarra. E concordo no essencial com o teor do mesmo. Porém, eu, como leitor assíduo do DN, e que também costuma escrever cartas para o dito, gostaria de dizer que não acho, que o DN esteja melhor. Mesmo assim, concordo que o DN ainda é o melhor jornal diário da nossa praça. De facto," ler um jornal (como o DN) em papel, é todo um cerimonial e um gozo. Quem não tem esse hábito não sabe o que perde ". Também escreve (queixa-se) Pedro Bidarra de que o " papel do Diário de Notícias encaracola ", e é verdade, (digo eu), mas Pedro Bidarra não disse tudo. E digo isto, porque, para além do papel encaracolar, também o espaço dedicado ás cartas dos leitores encolheu, no espaço e nos dias que lhe eram reservados. Isto, para dar lugar ás elites da politica e ou da nossa sociedade, o que eu acho lamentável. Portanto, também eu desejo um jornal que não encaracole e também que não encolha o espaço que era dedicado até Agosto de 2014, ás "cartas dos leitores" . Penso que os leitores deste histórico Jornal, agradeceriam a satisfação do meu pedido como leitor.

Odivelas, 5 de Agosto de 2015
Arlindo de Jesus Costa
Rua: Nampula, 16, 2º esquerdo, 2675-411
telef. 219310944

7 comentários:

  1. Bem aproveitada a oportunidade para, mais uma vez, chamar a atenção para o pouco espaço que o DN dedica aos leitores que também querem ter voz.

    ResponderEliminar
  2. Desde que começou a ser suprimido o espaço destinado aos leitores, manifestei o meu desagrado junto da respectiva direcção. Sei que outros leitores também o fizeram. Posteriormente denunciei esse rombo à democracia no Destak, na RDS- Rádio Seixal, na Antena 3 e Antena 1. Lamentável, é que a tomada de posição do 2º Encontro de Leitores/Escritores na Casa do Concelho de Tomar em Lisboa, tivesse sido, sobre esta matéria, tão branda. Para não dizer, tão reverente e obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Caro Francisco, concordo com a sua opinião sobre a tomada de posição do 2º Encontro de Leitores onde por razões de saúde não pude participar, mas tive ocasião de conhecer o texto aprovado e que foi enviado para o DN. Por mim, a democracia e a liberdade de opinião não se defende só lamentando os atentados contra a liberdade de opinião e o pluralismo da informação , e tomando uma atitude passiva. Daí, eu pensar que todos aqueles que como nós
    sentem esta censura encapotada, terem a obrigação de tomarem uma atitude concreta e activa escrevendo para o DN ( neste caso) dando conta do seu desagrado sobre terem suprimido uma boa parte do espaço que era reservado à opinião dos leitores. Porque de resto, é aquilo que nos diz o ditado popular: " Quem cala consente " e isso é o que o poder económico/politico, mais pretende. Um abraço para todos os participantes deste blog.

    ResponderEliminar
  4. Quem não esteve presente no Encontro de Leitores, quer por razões de saúde ou outras, não tem muita força moral para desfazer no documento que foi aprovado nesse dia memorável. Devemos estar unidos na luta por um mundo melhor e não dar lições de superioridade aos que lutam pela mesma causa, mesmo que nem sempre acertem na perfeição nos objectivos finais. Um abraço lusitano que envolva todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Joaquim Tapadinhas, não foi minha intenção dar lições a ninguém, nem ofender, embora eu tenha a percepção de que ás vezes, a franqueza pode não agradar a toda a gente. Mas se ofendi, peço desculpa. Porém o que eu pretendia com a minha critica, era
      fazer uma espécie de apelo à consciência cívica de todos os ( se me permitem ) amigos. E aqui, não há mas, nem meios mas, se de facto achamos que neste caso o DN, nos suprimiu espaço e dias para a publicação das nossas cartas. Então eu repito, deveríamos em nome individual mostrar o nosso repúdio por tal. Embora eu presuma que corremos o risco de nos colocar na lista da censura total. Quanto à moral, ela (julgo) que me assiste, pelo facto de já pela segunda vez, eu ter enviado para o DN carta a manifestar o meu desagrado pela supressão parcial do espaço reservado aos leitores. Enfim, e para terminar, se por acaso o DN deixar de uma vez por todas publicar cartas minhas, por causa do meu desagrado. Será muito mau sinal, mas, mesmo assim ,prefiro isso, do que me deixar ser " castrado" pelos senhores dos media .Um abraço também para todos.

      Eliminar
  5. Caro Amigo Arlindo - O meu amigo, gosto de o tratar assim, é um ser de muita sensibilidade. Daí aprofundar muitas situações que a maioria só discute à superfície. Todos, uns mais que outros, somos feitos de imperfeições e por isso nem sempre acertamos. Eu defendo certos valores incontornáveis e, aí cimentadas, algumas "verdades" que nem sempre estarão no caminho certo. Só o tempo, o grande mestre, virá ou não a confirmá-las. Por isso, sou um pouco cartesiano, escudo-me na dúvida sistemática, mas mesmo que eu não venha a ter razão, o imprescindível é que a verdade triunfe. Aprendo sempre com os outros meus irmãos, mesmo que nem sempre estejamos de acordo. Uma coisa quero sempre ter presente; não ofender nem magoar quem, honestamente e ocasionalmente, pensa de maneira diferente. Um grande abraço, lusitano e universal, para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo Joaquim Tapadinhas, para já, o meu obrigado por fazer questão de me tratar como amigo, facto a que eu dou muito apreço. Dizer que gostei do que escreveu sobre a imperfeição dos homens e as suas incertezas. Isto porque também eu estou com certeza, cheio de imperfeições e de dúvidas em relação a muita coisa, e se calhar, é por esse motivo que "discuto"(escrevo)sobre vários o assuntos com os meus amigos. Obviamente com base nos meus valores e também na procura da verdade,sabendo que é na discussão com o outro que também se aprende.. Mas, tudo isto, não deve " calar " as minhas interrogações e a minha intolerância (palavra feia) para com a mentira, a indiferença perante certos crimes, para com a incoerência, para com a injustiça e para com a dualidade de critérios ou a censura encapotada ou não, quando falamos dos chamados órgãos de comunicação social, como é o caso que nos levou a esta troca de opiniões Por agora, é tudo receba um abraço amigo cá do rapaz.

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.