segunda-feira, 6 de junho de 2016

PARABÉNS AO MEU 'VELHINHO' DESPORTIVO DA COVA DA PIEDADE


Resultado de imagem para clube desportivo da cova da piedadeParabéns ao meu 'velhinho' Desportivo da Cova da Piedade




O Clube Desportivo da Cova da Piedade, é um clube sediado na freguesia da Cova da Piedade, no concelho da cidade de Almada, tendo sido fundado a 28 de Janeiro de 1947, a sua fundação, do Clube Desportivo da Cova da Piedade, resultou da fusão entre o União Piedense Futebol Clube (também conhecido pelo epiteto de "Espanhóis", devido às cores do seu equipamento), fundado em 08 de Abril de 1914 e o Sporting Clube Piedense.
O Cova da Piedade, tem no seu historial de conquistas, para além de diversos títulos dos campeonatos distritais da divisão de honra da AF Setúbal, as vitórias, por duas vezes do campeonato nacional da III Divisão, uma delas na primeira edição da prova, na data da sua fundação, na época de 1947/48, e na época de 1970/71.

Com a subida na época de 2015/16, à II Liga profissional. é até este momento no seu historial o seu maior feito desportivo, nunca antes havia garantido uma vaga nos campeonatos profissionais.



O seu actual estádio, é o Estádio Municipal José Martins Vieira, que tem uma capacidade para 3000 espectadores. Este Estádio tem campo sintético, que veio substituir o antigo campo pelado da década dos anos de sessenta, o campo Silva Nunes, (salvo erro de memória), dos meus velhos tempos de "garoto".

Como tal, pela grande vitória neste Campeonato Nacional de Seniores, os meus parabéns a todos os "Piedenses", sejam eles, sócios ou simples simpatizantes do simpático clube da outra banda, de uma terra que há décadas atrás, por ser uma zona industrial, dedicada às fábricas de cortiça, (desculpem-me os naturais e habitantes, mas não deixa de qualquer forma de ser uma realidade e uma verdade), era considerada uma vila muito pobre.

E, hoje ainda será?.

(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os Leitores" do Jornal  RECORD de 05 de Junho de 2016)
MÁRIO DA SILVA JESUS

3 comentários:

  1. Caro Amigo Mário - Eu sou dos que regularmente, neste blogue, lê o que nele se escreve. Assim, não porque seja importante, mas mais para provar que estou atento, chamo a atenção do meu amigo para a data da fundação da União Piedense, que ainda que lhes chamassem "espanhóis", não podia ter sido fundada em 1014. Isto é apenas uma brincadeira. Um abraço e mande sempre.

    ResponderEliminar
  2. Efectivamente o Amigo e Senhor tem toda razão, a data efectivamente da fundação é de 1914, e não de 1014, que por lapso e devido ao entusiasmo de transcrever a informação, mencionei erradamente. Provavelmente ainda o fundador da nacionalidade ainda andava de um lado para o outro. Muito obrigado pela chamada de atenção, que sem desculpas, mas somente de deve ao entusiasmo de dar a notícias em primeira mão, provocou a troca de "dedos" do teclado.
    Os meus agradecimentos e assim fica reposta a verdade dos factos.
    Um abraço do,
    Mário Jesus

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.