sábado, 1 de agosto de 2015

1 DE AGOSTO DE1808 - Começa a guerra Peninsular com o desembarque do Duque de Wellington em Portugal.

Resultado de imagem para estátua da guerra peninsular
A Guerra Peninsular, também conhecida em Portugal como a invasões Francesas e em Espanha como Guerra da Independência Espanhola, sucedeu no início do século XIX, entre 1807 a 1814 na Península Ibérica, inserindo-se nas chamadas Guerras Napoleónicas. A princípio, envolveu Espanha e França de um lado; Portugal e Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda, do outro. Porém, a guerra teve repercussões além da Europa, influindo na independência da colónia da América Latina. Sob o comando do General Junot, a tropas francesas entram na Espanha a 18 de Outubro de 1807, tendo atingido a fronteira portuguesa a 20 de Novembro. A 30 do mesmo mês, chegam a Lisboa. A Família Real e a corte portuguesa haviam fugido, no dia anterior, para o Brasil, a bordo de uma esquadra naval, protegida por nau britânicas, e levando consigo cerca de 15 mil pessoas, deixando o governo do território europeu de Portugal na mãos de uma regência, com instruções para não resistir ao invasores. Ficava, assim, vazio de conteúdo o decreto de Napoleão dando como banida a Casa de Bragança do trono de Portugal. A 1 de Agosto de 1808, com o desembarque de tropa britânicas na Figueira da Foz. Comandadas pelo Duque de Wellington e a sua posterior junção às forças de Bernardino Freire, comandante do exército português em Montemor-o-Velho, tem inicio a guerra Peninsular.

1 comentário:

  1. É bem mais importante relembrar os acontecimentos, que fixar datas exatas, por isso, e de quem também se interessa pelo tema, obrigado. Permita-me ainda assim dois reparos. Parece-me mais lógico marcar o início de uma guerra com o início da invasão - Novembro de 1807, como bem diz - do que com o início da resistência organizada. Sem entrar muito pela possibilidade de dar a invasão espanhola de 1801, a Guerra das Laranjas, como o início do ambiente de hostilidade militar. Noto ainda que o Duque de Wellington não o era à data de 1908, sendo então "apenas" o General Wellesley, só acedendo à nobreza mais tarde. Neste seu texto, com perspetiva histórica. a referência é aceitável. Convirá não deixar propagar a incorreção, como se viu no filme "Linhas de Wellington", que sendo agradável de ver, mostrava todos a tratar o General por Duque, quando ele não o era. Mais uma vez, obrigado pelo artigo, e perdoe-me os reparos, caso algum pareça menos elegante nunca foi essa a minha intenção.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.