Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
sábado, 1 de agosto de 2015
1 DE AGOSTO DE1808 - Começa a guerra Peninsular com o desembarque do Duque de Wellington em Portugal.
1 comentário:
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.
É bem mais importante relembrar os acontecimentos, que fixar datas exatas, por isso, e de quem também se interessa pelo tema, obrigado. Permita-me ainda assim dois reparos. Parece-me mais lógico marcar o início de uma guerra com o início da invasão - Novembro de 1807, como bem diz - do que com o início da resistência organizada. Sem entrar muito pela possibilidade de dar a invasão espanhola de 1801, a Guerra das Laranjas, como o início do ambiente de hostilidade militar. Noto ainda que o Duque de Wellington não o era à data de 1908, sendo então "apenas" o General Wellesley, só acedendo à nobreza mais tarde. Neste seu texto, com perspetiva histórica. a referência é aceitável. Convirá não deixar propagar a incorreção, como se viu no filme "Linhas de Wellington", que sendo agradável de ver, mostrava todos a tratar o General por Duque, quando ele não o era. Mais uma vez, obrigado pelo artigo, e perdoe-me os reparos, caso algum pareça menos elegante nunca foi essa a minha intenção.
ResponderEliminar