segunda-feira, 10 de agosto de 2015

A CENSURA NO DIÁRIO DE NOTÍCIAS, VOLTOU


Resultado de imagem para censura
Voltando de novo ao assunto, da extinção do "cantinho" que o Diário de Notícias, nos roubou aos habituais leitores-escritores de cartas, o melhor castigo que podíamos aplicar a este "pasquim" era que todos aqueles que se sentem defraudados, era deixar de comprar o respectivo Diário de Notícias, porque afinal de contas eles sobrevivem e vão vivendo à nossa "pala". E já agora, todos aqueles que andam nestas coisas de escrever cartas-opiniões para os jornais sabem na perfeição que são os editores quem mandam, e como tal ficamos sujeitos às tais regras previamente estabelecidas, (é mais do sabido e esta questão já é velha), de publicarem ou não as nossas opiniões, resumirem os nossos textos e até nem sequer publicarem, e caixote com o textos que perturbam o actual sistema político. Acontece porém, que muitos escritos de alguns leitores estão a ser deveras incomodativos para o sistema politico actual, e como tal, e vou repetir a minha opinião, quando confrontei directamente o Diário de Notícias, afirmando que tivemos o lápis azul da censura durante uma longa noite de 48 anos. Agora e neste momento e face ao dito (repito, e nunca me canso de o afirmar), ao terem cortado o "bico", tal como diz a canção do ex-padre Francisco Fanhais, cortaram o bico ao rouxinol e rouxinol sem bico não pode nem sabe cantar. Sabem o que me valeu esta ousadia foi ter sido excomungado e banido do Diário de Notícias. Comer e calar é que não, e é o que infelizmente está a acontecer, e assim de mansinho e lentamente nos vão calando aos poucos, como no tempo do Estado de Novo. 
Como tal isto não pode voltar a acontecer.
Um grande abraço para todos, os defensores da liberdade de expressão e da escrita.


Mário da Silva Jesus

2 comentários:

  1. Viva , caro Mário de Jesus ! Mais uma vez estou de acordo com a sua indignação, face (não à extinção total ) do " cantinho dos leitores " porque ela (sejamos rigorosos) não aconteceu, mas sim, face à extinção parcial do dito cantinho " e ao corte de dias em que o DN publica " cartas dos leitores. Porém quanto à sua sugestão de deixarmos de comprar e ler o DN , não concordo, porque será caso para se perguntar: Então e os outros jornais, como o Público, correio da manhã, Jornal Sol, Jornal I etc.. não se regem pelos mesmos princípios ? Com um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Efectivamente, não posso deixar estar de acordo com o meu caro amigo, pois, os jornais praticamente são todos iguais e regem-se pela mesma bitola.
    Sempre ao dispor, um forte abraço.
    Mário Jesus

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.