terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Bom Natal


               Árvore de Natal decorada com cristais desenvolvidos por jovens em laboratório
 
O desejo assim expresso anda nas bocas de toda a gente. Nada de extraordinário, atendendo a que estamos nas vésperas da data consagrada. Não deixa, contudo, de despertar alguma curiosidade sobre o que é que as pessoas querem dizer ao proferi-lo. Será algo de parecido com um “bom fim-de semana”? Porque, Natal, se não quisermos envergar aquelas roupagens em que as religiões são pródigas, é apenas uma data, 25 de Dezembro, podendo-se englobar, vamos lá, a noite da véspera, a que alguns chamam “consoada”. 
Limitamo-nos a desejar um dia bem passado, a comer e beber coisas que a frugalidade/poupança dos outros dias não permite, e mais nada? Quero acreditar que a maioria das pessoas pretende desejar algo de bom que seja mais duradouro do que apenas umas horas fugazes junto de pessoas queridas. Mas a semântica atraiçoa-as porque podemos concluir que se estão “borrifando” para o 26 de Dezembro e seguintes, em que já não há Natal. 
Como quer que seja, e para não ficar mal visto, deixo os meus desejos de Bom Natal a todos, acrescentando aquela “escapatória” que muitos utilizam de “Bom Ano Novo”. Pelo menos, alargo os meus votos por mais um ano.

2 comentários:

  1. Agradeço e retribuo, caro José Rodrigues.

    ResponderEliminar
  2. Um rexto muito "seu". Lúcido, personalizado e sem acinte. Grato pelos seus votos, retribuo-os integralmente.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.