domingo, 29 de dezembro de 2019

Delação?


Este assunto já deveria estar completamente encerrado e, acreditem, não tenho qualquer vontade em atiçar fogos moribundos. No entanto, passei algum tempo a ponderar sobre uma frase que, nos comentários cruzados, me foi dirigida pelo Fernando Rodrigues e que cito: “...não acha que será "obrigação" sua dizer-nos quem são aqueles que consegue identificar, imaginando que aquele que interveio há dias, poderá sê-lo? E isso não é delação já que o blogue somos todos nós e é de todos nós.”

Não conheço qualquer código de conduta destinado a administradores de blogues e, consequentemente, utilizo o meu próprio. Por outro lado, não estou completamente seguro de que tenha essa “obrigação” mas, por outro lado, reconheço a validade do argumento de que o blogue é de todos. Adicionalmente, quero evitar que alguém pense que eu andei por aqui a lançar “bocas” como se estivesse a atirar barro à parede. 

Não me anima qualquer sentimento “revanchista” contra o “anónimo” concreto e, como é óbvio, não está aqui em causa qualquer julgamento que não seja o do carácter, sem quaisquer outras consequências. Penso ainda que os cidadãos devem habituar-se a levar até às últimas consequências a responsabilidade dos seus actos. Qualquer “anónimo” deve ter a expectativa de, caso seja descoberto, ver a sua identidade divulgada. Ora, atendendo a que o “blogue somos nós e é de todos nós”, e a que, neste lamentável caso, todos fomos prejudicados, não tenho qualquer rebuço em divulgar a identidade em questão. Na realidade, tratou-se do sr. Mário da Silva Jesus.

A finalizar, uma nota de roda-pé: tenho a consciência perfeitamente tranquila em ter tomado a decisão da divulgação, que também não considero delação, como, igualmente teria, caso decidisse em sentido contrário. Mas, assim, os pratos ficam mais limpos.

4 comentários:

  1. Perante aquela trampa de escrita, foi mesmo esse falsário que logo me acudiu à memória, tanto conspurcou assim este espaço quando teve a porta aberta...

    ResponderEliminar
  2. Fez o que era sua "obrigação" como administrador do blogue. É que há um erro de carácter no sr. Mário da Silva Jesus nisto do anonimato e só por isso mereceu ser desmascarado. Que o anonimato é mesmo uma coisa tenebrosa, reconhecem-no até os que agora o elogiam, ao afirmar com veemência a honra de quem assina o que diz e escreve.
    Nisto, como é evidente (?) não entra o "analfabetismo funcional" pois até nisso tem responsabilidades, como soube hoje pelo mesma fonte, o ex-anónimo tem o curso dos liceus completo, pelo menos a avaliar pela patente militar que
    usou.

    ResponderEliminar
  3. Já sei que os DOIS ESCORPIÕES me tentarão ferrar. Todavia dirijo-me apenas ao Exmo. Senhor José A. Rodrigues para que nos explique como descobriu o ANÓNIMO, ou se não foi o ANÓNIMO que a si se dirigiu para lhe explicar a VERDADEIRA VERDADE DOS FACTOS, uma vez que foi ou fez-se excluído do sistema do nosso blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É absolutamente extraordinário que uma pessoa que não publica nada de seu, aqui no blogue, há exactamente 179 dias, e que não responde à pergunta que lhe fiz em 23 de Dezembro, apesar de eu próprio ter insistido na questão no dia seguinte, tenha agora a grande lata de se sentir credor de explicações minhas. Fique sabendo que, pelo menos enquanto não responder às minhas perguntas, não lhe darei qualquer tipo de esclarecimento.
      Nota: para o cálculo acima, não considerei os comentários que vai fazendo, que não passam de intrigas carregadas de veneno.

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.