quinta-feira, 7 de maio de 2020


As novas "habilidades" da EDP...


Perante uma factura de electricidade muito acima da média que costumo pagar, pus-me a examiná-la e encontrei uma parcela de 20,98€ com a designação “Serviços”; como não me lembrava de qualquer serviço extra que me tivesse sido prestado, peguei no telefone para ser escalarecido, e a surpresa não podia ser maior.

Aconteceu que, já lá vão uns meses, recebi uma chamada de alguém que se identificou funcionário da companhia electrica a propor-me um novo contrato, com o qual a minha conta de electricidade beneficiaria de descontos; embora já não tenha idade para acreditar no "Pai Natal", respondi que se era para pagar menos estaria disponível, mas não decidiria nada por telefone, ficando o homem de me enviar pelo correio o tal contrato, que eu analisaria e, se concordasse, assinava e devolvia.

Só que o “contrato” nunca mais me chegou às mãos, ficando agora a saber que tinha subscrito o “plano de saúde EDP”, razão daquela parcela me ter sido debitada. Naturalmente indignado por saber que uma empresa com as responsabilidades desta também recorre a tão inadmissíveis habilidades, informei que não pedi nem subscrevi nada daquilo, esperando que seja reposta a situação anterior.


Amândio G. Martins

3 comentários:

  1. Vigarice! Nessa área da energia os métodos estão a ser incrivelment "requintados", em todas as distribuidoras. Quer no porta a porta, quer via telefónica. Abordam-nos sempre com um "estamos aqui para melhorar o valor ds sua factura" e, logo de seguida, "pode mostrar-me uma?". E, nunca com aquilo que deveria ser, "sou representante da Endesa ou da Iberdola, ou de outra". Dantes a publicidade era "agressiva", agora, sem deixar de o ser, é ainda "intrusiva" com métodos "gangsteristas".

    ResponderEliminar
  2. Pagamos a energia mais cara da Europa. Não sei se foi por isso que o presidente da EDP, António Mexia (no meu bolso), foi premiado há alguns anos, pela União Europeia, como o "melhor gestor da Europa". São assim, alguns dos nossos ilustres galardoados, medalhados, condecorados, premiados e outros ados...
    Tem-se ouvido da boca de muito boa gente que depois da pandemia, nada vai ficar como dantes. Será?

    ResponderEliminar
  3. Acaba de ser anunciado que a EDP teve nos primeiros três meses do ano um aumento de 45% nos lucros; num tempo tão problemático, puderam as restantes empresas do país gabar-se do mesmo. E as empresas de distribuição de energia que o mercado liberalizado permitiu não trouxeram a menor vantagem para o consumidor que, como o Dr. Fernando diz, é indecentemente assediado com promessas que só geram reclamações àqueles que nelas acreditaram por não serem cumpridas...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.