sábado, 23 de maio de 2020

Velhos são os trapos

Esta pandemia veio agravar
a fractura social para com os
antigos. Muitos estão
a ser alvo de agressões por parte
de familiares e até dos seus
próprios filhos! A demência e o
défice cognitivo de que sofrem
também se estende, por vezes, às suas
famílias em ambiente confinado.
O stress do cuidador e do cuidado
agravaram-se. Nos lares, uns e outros
estão a braços com situações delicadas.
Aqui, os seniores desistem de viver e
alguns cometem suicídio... Por tudo o que 
nos deram têm de ser alvo de paciência, 
tratamento, dádiva e respeito. Já existe um apoio
telefónico para mitigar estas situações
e a solidão. As autoridades devem ter
um papel, no mínimo, dissuasor, no que toca
a comportamentos menos humanos...
Urge fortalecerem-se as redes solidárias para 
que os nossos avós não fiquem entregues à sua sorte.
Não podem e nem devem ficar para trás!
Este frágil segmento da sociedade 
merece todo o carinho! Os meus avós ensinaram-me 
a ser gente.
Quando desaparece fisicamente um antigo - arde uma biblioteca!

                                                           Vítor Colaço Santos

Apostila: O artigo d'opinião supra-citado é uma humilde homenagem a
Joaquim Carreira Tapadinhas, sénior no C. C., e jovem no córtex cerebral.
O meu Prezadíssimo Joaquim foi eleito primeiro presidente da Autarquia do Montijo no pós-25 de Abril,... Para ele Vida Longa! Porque é um valor acrescentado contra o capitalismo, em estado de putrefacção terminal..., digo eu. 

1 comentário:

  1. Percebendo o que quer "gritar", temo que não tenha total razão. Parece-me que generaliza bastante quando diz "agressões por parte de familiares e até dos próprios filhos". Talvez porque eu entendo que velhos são velhos e a idade biológica coincida com a cronológica, embora, isso sim, nem todos tenham as mesmas capacidades de diverso tipo ( estou à vontade porque... sou velho). E a verdade é que a esperança de vida tem crescido "exponencialmenTe, ou não?
    Como nota de rodapé: o dr. Joaquim Tapadinhas foi eleito ou foi nomeado para a Câmara Municipal do Montijo? Suponho que para presidir a uma Comissão Administrativa, se não estou em erro.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.