Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
quinta-feira, 14 de maio de 2020
Vacinas: a ignorância ao poder, também aqui...
Mas agora esse trilhar "contra.natura" está a estender-se à isenta ciência que, por isso mesmo, caminha sem parangonas estultas e assim pouco eficazmente. Isto vem bem expresso no PÚBLICO de hoje, num artigo intitulado "Grupos antivacinas estão a vencer competição no Facebook", que resume um outro, seminal, que, também hoje, vem publicado na revista Nature que, como se sabe, é, a par da Science, das revistas científicas mais conceituadas. E nos diz que, dentro de três grupos identificados - os pró-vacinas, os anti-vacinas e os indecisos - é este último que mais avança ... no sentido do segundo! De tal modo que, pensa-se, este último será predominante dentro de dez anos.
Num tempo de Covid-19, em que se procura uma vacina "a todo o pano", mas em que o medo ( mais social) já faz prever o recrudescimento do sarampo e doutra doenças já praticamente erradicadas, esta a notícia é aterradora! E tudo isto porquê? Porque o segundo grupo, na sua falta de escrúpulos e ignorãcia acintosa, é muito mais eficaz na organização comunicacional que a conspícua ciência, que só vencerá se utilizar métodos emprestados pelo inimigo anterior. E também isto é trágico, pois não são estes os métodos tradicionais da ciência. Que nos espera?
Fernando CardosoRrodrigues
2 comentários:
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.
Ouvi ontem Bill Gates pôr "água na fervura" quanto ao tempo que pode demorar uma vacina efectivamente eficaz; e também ouvi alguém da OMS dizer: "Puede que el vírus no se vaya nunca!...
ResponderEliminarBom, eu não falava exactamente da, ainda hipotética vacina para o coronavirus, mas sim das diversas posições sobre as vacinas As taxas elevadas de vacinação ( Portugal tem um dos sistemas mais bem organizados do mundo). A "tralha" de doenças já controladas, vai voltar, se deixarmos de vacinar....
Eliminar