quarta-feira, 6 de maio de 2020


O aqui e o agora...


José Tolentino Mendonça já era quem é, a pessoa que é, embora ainda sem os cargos e encargos que hoje o carregam quando escreveu este livro, que reputo notável e acaba de me ser “emprestadado” pelo meu filho; transcrevo dele um pequeno trexo que me parece premonitório do que estamos a viver a contragosto.

“Passamos pelas coisas sem as habitar, falamos com os outros sem os ouvir, juntamos informação que nunca chegamos a aprofundar.Tudo transita num galope ruidoso, veemente e efémero.Na verdade, a velocidade com que vivemos impede-nos de viver.Uma alternativa será resgatar a nossa relação com o tempo. Por tentativas, por pequenos passos.Ora isso não acontece sem um abrandamento interno. Precisamente porque a pressão de decidir é enorme, necessitamos de uma lentidão que nos proteja das precipitações mecânicas, dos gestos cegamente compulsivos, das palavras repetidas e banais.

Precisamente porque temos de nos desdobrar e multiplicar, necessitamos de reaprender o aqui e o agora da presença, de reaprender o inteiro, o intacto, o concentrado, o atento e o uno. Mesmo tendo perdido o estatuto nas nossas sociedades modernas e ocidentais, a lentidão continua a ser um antídoto contra a rasura normalizadora. A lentidão ensaia uma fuga ao quadriculado; ousa transcender o meramente funcional e utilitário; escolhe mais vezes conviver com a vida silenciosa; anota os pequenos tráficos do sentido, as trocas de sabor e as suas fascinantes minúcias”.


Transcrito por Amândio G. Martins



2 comentários:

  1. Estre livro é feito de curtos textos, cada um com seu título, e é todo poesia, qualidade que é reconhecida ao novo cardeal...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.