segunda-feira, 11 de maio de 2020

RECENTE POLÊMICA ENTRE EUA E A RÚSSIA – SOBRE QUEM MAIS MÉRITOS TIVERAM COMO VENCEDORES QUE FORAM DA SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL


Esta questão de ficar discutindo quem teve mais méritos de ter vencido a segunda guerra mundial, além de ser ridícula, é enfadonhamente improdutiva, só pode ser por dirigente que não tem o que fazer e pelo total desconhecimento histórico envolvido nos cenários que compuseram os campos de batalhas e nas estratégias dos que as comandaram, embora, não seja fácil ter-se uma conclusão taxativa, em vista de a história ser sempre escrita pelos vencedores.
Como estudioso e debruçado nas escassas pesquisas neutras dos acontecimentos e por conclusões voltadas ao bom senso, se os três milhões de soldados no extenso front da União Soviética tivessem se concentrado no cenário ocidental, não haveria o chamado dia “D” e, por outro lado, se todo poderio alemão se concentrasse exclusivamente na Rússia, esta teria sido fatalmente derrotada. Assim, pois, esta vitória se completa e ambos os lados tiveram seus méritos que devem ser reconhecidos.
A invasão prematura da União Soviética foi um erro fatal de estratégia. A Alemanha venceria primeiramente a Inglaterra e após, cuidaria da Rússia, e os EUA não entraria na guerra, pelo extremo quadro adverso que se configuraria, se concentrando no Japão.  Num então cenário futurístico, o mundo seria dividido entre o leste dominado pelo EUA, pelo seu recente poderio atômico, e a Alemanha no oeste.
Deixando de lado estas divagações, onde predomina o “se”, uma coisa é certa: o povo alemão deve um preito de gratidão à então União Soviética. Não fosse a ação do exército vermelho em abreviar o fim da guerra, uma das bombas atômicas dos EUA, que ficaram prontas em agosto de 1945 e direcionadas ao Japão, teria um endereço certo: a Alemanha.    

3 comentários:

  1. Karl von Clausewitz deve estar a dar voltas na tumba!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SUN TSU, AUTOR DE “A ARTE DA GUERRA” DEVE TAMBÉM TER VIRADO EM SUA TUMBA, DIANTE DESTE MEU TEXTO. UM ENSAIO QUE EU CHAMO DE: “FUTUROLOGIA DO PASSADO”.

      Eliminar
  2. É sabido que brincar faz muito bem à saúde, e fico feliz por verificar que o professor Orivaldo também o entende assim...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.