sexta-feira, 15 de maio de 2020


Oportunidade para o mundo se redimir...


Num texto lindo, cheio  de esperança na Humanidade, escreve na Time o historiador holandês Rutger  Bregman – cujo próximo livro, “Humankind-A Hopeful history”, estará nas livrarias em Junho pf - que não podemos perder tempo na tomada de decisões para mudar o que está errado; atravessamos a maior crise desde a Segunda Grande Guerra, cujo impacto económico já deixou para trás a crise de 2008, e se aproxima da de 1930, e se da história podemos aprender é que grandes coisas podem ser feitas para melhorar o que sabemos estar errado.

Em poucas horas podem ser decididas coisas que mudam tudo, pondo em relevo o que está certo e não perdendo tempo com o que não vale a pena; os media focalizam-se muito no que é negativo, dando muitas vezes uma imagem errada da realidade, quando o que precisamos é olhar a grande paisagem, como nos mostra a onda de solidariedade, cooperação e altruísmo que temos visto: pessoas cantando nas varandas, recolhendo comida para os necessitados, fabricando máscaras; médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar arriscando vidas na linha da frente.

 “In a time of extraordinary challenges, we need to assume the best in one another. As a historian, I can´t say I´m optimistic, but I am hopeful, because hope impels us to act".


Amândio G. Martins



1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.