domingo, 14 de junho de 2020


Abacate/aguacate...


Desde há tempos que têm vindo a ser arrasados, em Espanha, muitos milhares de hectares de pomares de citrinos, porque o preço a que eram vendidos aos comercintes aqueles suculentos frutos não pagavam os custos de produção, com a grande distribuição a comprar sempre mais barato no norte de África; e os fruticultores que toda uma vida produziram aquilo, sobretudo no sul do país, cansados de trabalhar para os especuladores ficarem com o lucro, decidiram experimentar outra coisa.

E como descobriram que o abacate, que ali chamam “aguacate”,  se dava muito bem naqueles terrenos, dadas as condições climatéricas, toca de substituír os citrinos pelo fruto tropical, cuja procura, por agora, é muito superior à oferta, o que lhes permite produzir com grandes lucros, mesmo tendo de fazer frente a roubos de toneladas e ao custo da água para rega; e aqui reside o problema principal: as árvores que produzem esse fruto, a que chamam “ouro verde”, precisam de grandes quantidades de água que, sendo um bem escasso em quase todo o lado, ali é muito preocupante...


Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.