segunda-feira, 1 de junho de 2020


Exemplos de uma sociedade podre...


Aquela brutal imagem de um polícia branco pressionando com o seu peso o pescoço de um cidadão negro, que lhe suplicava que já não conseguia respirar, tal como a notícia de que, uns dias antes, outro polícia branco, já aposentado, perseguiu de carro e abateu a tiro outro cidadão negro, que fazia desporto, só porque nas imagens de vídeo do condomínio onde vive viu um assaltante parecido, e tantos outros inumeráveis casos que se conhecem, dão ao mundo uma ideia do que é a cultura daquelas forças relativamente às minorias e quão disfuncional é aquela sociedade.

Dedicando ao assunto o seu espaço de domingo no JN, diz Valter Hugo Mãe:
“A morte de George Floyd é culpa de todo o Ocidente que marcou a África humama e nunca se redimiu verdadeiramente;    (...) quando a morte de um homem negro acontece diante de câmaras de filmar cometida por um branco racista não elimina do mundo a morte de tantas outras pessoas injustiçadas que nos devem indignar. Mas a morte de uma pessoa negra às mãos de um racista americano é, sim, um assunto nosso.

Não se indigna quem ainda não chegou à dignidade de entender que a sua condição branca é um privilégio que o passado lhe deu, o mesmo passado que legou a tantos negros uma tragédia contínua que nos compete fazer tudo para terminar; (...) o racismo precisa de motivar a declaração do estado de emergência por uma questão de saúde pública: é viral, destrói a qualidade de vida de milhões e mata”.


Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.