quinta-feira, 11 de junho de 2020


Animais selvagens traficados...


O pivô do canal televisivo “La Sexta” interrogava, meio divertido, o correspondente em Valladolid, que acompanhava as autoridades na busca de um “cocodrilo”, que teria sido avistado por gente daquela zona; estava a ouvir aquilo e a perguntar-me pela foto do bicho, dado que hoje toda a gente anda “armada” com smartfones para fotografar e filmar tudo quanto aparece pela frente, como ainda há pouco mostravam uma aberração que resultou do cruzamento de porcos pretos vietnamitas -  abandonados por quem os trouxe para ali -  com javalis, numa localidade da Catalunha.

Apesar da vigilância policial, sabe-se que não é rara a traficância de animais selvagens de outras paragens, que muitas vezes fogem aos seus detentores, ou são mesmo deliberadamentre abandonados quando começam a incomodar, indo depois cruzar-se com as espécies antoctones, causando distúrbios diversos na natureza e perigo para as pessoas, como no caso de cobras e víboras várias.

E embora as pessoas que procuravam no rio espanhol tenham concluído, pelos sinais encontrados, dever tratar-se de uma lontra, animal bem distinto do crocodilo, é perfeitamente verosímil que também possam aparecer crocodilos nos nossos rios, porque aqueles bicharocos começam por ser uma coisinha bem pequena, facilmente transportável, antes de atingir o tamanho que os torna assustadores e muito perigosos...


Amândio G. Martins



Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.