Público • Sábado, 20 de Junho de 2020 (AKM)
Mais vagas em Medicina
Não parece a opção mais conveniente, nesta altura, mas já noutras anteriores não o seria, abrir mais vagas nas Faculdade de Medicina — não só não são necessárias, como seria para não formar médicos com uma formação consistente e conhecedora como tem vindo a acontecer.
Não precisamos de mais médicos, uma vez que já temos os necessários per capita, comparando até com países mais desenvolvidos.
Olhemos a Alemanha, por exemplo.
Apesar de muitos terem quase pretendido que o nosso SNS já não existisse, provou-se agora com a covid-19 que existe, está bem vivo e funciona.
O ministro quer criar já no próximo ano lectivo mais 200 vagas, por decreto, mas as faculdades não estão para aí inclinadas.
E não é por birra, por espírito de classe, mas só e unicamente por não haver necessidade de se formarem futuros médicos para depois irem para o desemprego ou emigrarem.
Augusto K. de Magalhães, Porto
E há uma coisa que não faz sentido nenhum: então entram mais alunos para as Faculdades de Medicina e depois, já licenciados, nem todos entram nas especialidades, ficando médicos "indiferenciados"?! E relembro que "Medicina Geral e Familiar" é uma especialidade. E, já agora, que o ensino pós-graduado (pós-licenciatura) é feito pelos hospitais e Centros de Saúde públicos...
ResponderEliminarTem toda a razão!!! Toda!!! Parece que há pessoas com responsabilidades que não "conhecem o que deveriam ter que conhecer"!!!!
ResponderEliminar