sexta-feira, 26 de julho de 2019

A desconstrução do mundo

Eu chamo-lhe assim. Rui Tavares chamou~lhe "A desumanidade em marcha", No magnífico artigo que escreveu, com este título, no PÚBLICO de hoje, coloca lá TUDO o que se está a passar por cá pelo mundo. A notícia que a pena de morte nos EUA se vai tornar federal, bem como, ainda nos EUA, que foi criada uma comissão "para reavaliar os direitos humanos" é inacreditável. O tema é tão nojento que fico-me por aqui. 1948 começa a ser um olvido. Só me baila a pergunta que já aqui fiz há dias: o que faz com que haja tanto saber a crescer exponencialmente e, paralelamente, haja tanto labrego malvado a tomar o poder, isto no mesmo mundo?

Fernando Cardoso Rodrigues

11 comentários:

  1. Talvez o cerne da questão seja o “ paralelamente” 🤔 ... são realidades que nunca se encontram!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei o seu comentário é rigor matemático ou optimismo imenso. Se for o segundo, não o partilho de todo mas... são "estados de alma" diferentes. Se for o primeiro, tenho pena mas.... encontram-se no infinito e... o infinito é já ali...

      Eliminar
    2. Não sou tão optimista assim... era mais a visão matemática da falta de “ conexão “ entre a vastidão de conhecimentos e a “ vida de todos os dias” - que permite que quem tem o poder ignore / refute esses conhecimentos ( mesmo as lições do passado!) .
      Acho que o infinito está a demorar demais a chegar, está a deixar muitos “ iluminados” à solta por demasiado tempo !

      Eliminar
  2. Estamos a cada ano que passa a recuar 10 ou mais. Pelo que estamos a ter que nos aproximar do Holocausto para voltar a visualizar a tragédia humana. A barbárie. O que de pior há nos humanos para voltar ao caminho mais humano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já temos crianças sozinhas “ presas” como criminosas na fronteira dos EUA, inúmeros campos de refugiados que pouco diferem de prisões, também com muitas crianças sozinhas ; guerras em cantos esquecidos do mundo...🤔 tragédia humana mais que suficiente ...

      Eliminar
    2. Mas a pena de morte era "só" estadual e os Direitos do Ser Humano...é
      Um.precioso tratado universal! Andamos para trás??!!

      Eliminar
    3. A pena de morte federal estava suspensa desde 2003. Federal, não havia. Ponto. Já há. Vai ser no final do ano. Depois é proibida a liberdade sexual da mulher com direito ao seu corpo. Depois é proibir o aborto mesmo por violação. ...e que falta????

      Eliminar
  3. Falta deitar ao lixo a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Delete.

    E quando se quisêr pensar ao que se chegou...Já só para dentro. Baixo. Baixinho.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.