segunda-feira, 22 de julho de 2019

O nojo

Ana Sá Lopes (ASL) na sua "Crónica da Vanessa", no PÚBLICO de hoje fala duma coisa curiosa: do enjoo que se pode sentir por alguém de quem gostámos ( e até continuamos a gostar). Aqui abro um parentesis para dizer que fui ao dicionário e vi que enjoo, enfado e nojo são sinónimos. No meu caso escolhi o último para título, já que me parece que é mais impressivo e "vomitivo" que os outros dois. E retomo a fio à meada. No caso de ASL foi o que sentiu em relação a Vila-Matas, escritor catalão, de quem se "enamorou" e depois esqueceu... enjoada. Mais um parentesis para dizer que ainda me lembro dum texto que ela publicou num jornal, admirativo pelo espanhol e de como o tomei como meu dada a nossa comum admiração pelos livros de  Enrique Vila- Matas. E de como o referi a ASL, num encontro em Lisboa há seis anos... mal sabendo eu que ela, nessa altura, já ela estava "nauseada" com ele. Nova retoma. Também comigo se passou algo similar com Milan Kundera, pois entre " a Insustentável Leveza do Ser" e o último que li, instalou~se em mim um certo conhecimento dele que me fazia "adivinhá-lo" e dai, "entediar-me" um pouco...
Mas, como disse, entre o enjoo e o nojo vai um longo processo gradativo que a sinonímia linear de dicionário não traduz. E neste momento o que me icomoda é a viragem brusca que senti  em mim ao passar duma certa admiração ao enjoo por personagens que são, elas mesmas... um nojo!

Fernando Cardoso Rodrigues

4 comentários:

  1. Também li a "Crónica da Vanessa" e estou totalmente de acordo consigo. Parabéns pela escolha do título.

    ResponderEliminar
  2. “ A insustentável ...” é O LIVRO , não li nem metade dos que Milan Kundera escreveu, mas todos ficam muito aquém...
    Já agora podia partilhar qual foi o título que o “ enjoou” pode poupar-nos algumas horas 🙂...
    O que me lembro que me deixou com vontade de fazer uma pausa de Kundera foi “ Os amores risíveis “ . De risível não encontrei nada, e achei a linguagem muito rude, agressiva até ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque a Lúcia me faz um pergunta muito concreta e específica e eu não costumo deixar por responder nenhuma pergunta, nem que seja para dizer "não sei", aqui vai a resposta, também concreta e específica: não foi nenhum livro em especial, como disse, mas o desenrolar narrativo que, sendo sempre bom, me... entediou.

      Eliminar
  3. O que não falta, desde sempre, é quem se delicie a causar nojo!"...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.