terça-feira, 16 de julho de 2019

Ursula von der Leyen

Escrevo quando ainda não sei se a senhora é aprovada ou não pelo Parlamento Europeu (PE). E escrevo por isso mesmo. Para dar opinião e não para aproveitar uma eventual vitória. Que alíás é a minha previsão. Derrotados já, foram os "spitzencandidaten" Franz Zimermman e Manfred Weber. E a partir daí desenrolou-se toda uma campanha para que o PE "mostrasse o que vale" e rejeitasse a senhora de nome "arrevezado" proposta pelo "anti-democrático" Conselho Europeu (CE). Para além da figura de "spitzecandidat" não existir no léxico legal da Europa e, contrariamente, CE aí existir, há razões para que eu não me importe que a minha "colega" Ursula" venha a ser presidente da Comissão Europeia. Primeiro por, no seu discurso, colocar como sua primeira preocupação o problema ambiental ( que é de todos nós e não duma facção), segundo por também lá estar a defesa do Estado de Direito. Deste último basta-me dizer que não era pensamento de Manfred Weber, como se viu no apoio dado a Viktor Orban que tem destruído aquele paulatinamente. E por aqui se vê de como do mesmo "berço" podem nascer seres bem diferentes...
Há ainda uma terceira razão para preferir a Ursula. Puramente estética e aqui assumida como "ridícula", da minha parte É que, depois de ver 20 anos de Durão Barroso, um dos "gajos" mais feios que conheci, e mais uns tantos do "etilizado" Juncker, já bastava! E é uma "benção dos céus" ver aparecer esta beleza! Ah! - "last but not least" - é uma Mulher, assim se cumprindo a paridade, que ela também prometeu defender na escolha dos comissários... Agora vou esperar para ver!

Fernando Cardoso Rodrigues

2 comentários:

  1. Esta senhora também teve o meu voto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o meu também! Continuo a acreditar que vem trazer uma “ lufada de ar fresco “.

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.