Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
segunda-feira, 15 de julho de 2019
O drama humano: "mulheres de conforto", bebés roubados... com fascismos, civilização e mercados pelo meio.
O segundo caso vem de Espanha onde foi dado como provado que milhares de recém-nascidos foram roubados às mães, no período franquista, sob a "batuta" dum obstetra, e entregues a famílias "idóneas"(!), sob a desculpa de que as mães biológicas não o eram ( os fascistas de Franco usavam muitos eufemismos...). E estas "desapareciam" misteriosamente ou os seus bebé eram dados como mortos à nascença. Num parêntesis, o escritor Javier Marias falou do assunto, em jeito de ficção num dos seus últimos livros ( li mas não recordo em qual deles). A "lei da memória histórica" tem "emperrado" na direita espanhola e com este exemplo percebe-se porquê pois... há tantos "esqueletos no armário"! E aqui muito dos "esqueletos" até serão metafóricos pois, não o sabendo os filhos, haverá algumas mães sofridas e "orfãos" daqueles, que "penarão" ainda por uma Espanha felizmente, agora, democrática.
O drama humano em dois "esplendores"!
2 comentários:
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.
Eventos muito tristes e muito sérios! Mais uma vez, não há dinheiro que compense o sofrimento dos lesados. Muito importante é preservar essas memórias! Já que não é possível punir os responsáveis, a História deve encarregar-se de não esquecer as vítimas!
ResponderEliminarRemover a "Lei da Memória Histórica" é uma das exigências que Vox faz, naquelas comunidades onde dependem deles para fazer governo; chamam-lhe uma "obsessão dos colectores de ossos"...
ResponderEliminar