Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
terça-feira, 3 de dezembro de 2019
Isto está tudo ligado... com o clima e não só...
Porquê este meu pessimismo? Ou será lucidez? O meu caso começou ao reler as principais causas de emissão de gases com efeito estufa. A saber: desflorestação que conduz a pouca fotossíntese ( a "respiração ao contrário"...) que nos "livrava" do CO2 "maléfico"; a queima de combustíveis fósseis ( carvão, petróleo e gás natural); o uso de fertilizantes azotados que libertam óxido nitroso; o metano libertado pelas vacas e ovelhas, que o produzem durante a digestão dos seus alimentos. Correndo o risco de ser demasiado esquemático, deixo de parte - neste texto - as três primeiras e fixo-me nas "vaquinhas". E penso: vamos deixar a pecuária porque poluímos ( poluem, elas...), ficamos todos "vegan" e.... que fazemos aos bovinos e ovinos? Então não há desaparecimento de espécies e desiquilíbrios subseqentes?! Fazemo-nos hindus ( curiosamente Nova Delhi é um tecto de poluição...) e adoramo-los, até que se extingam? Como se corre em direcções diferentes com um fim "bom" no final?... Ufa! Estou cansado e pouco disse. Vou continuar a fechar as torneiras, a apagar as luzes, a beber água da torneira ... e "rezo". O antropoceno está mesmo no fim, a não ser que... o Yuval Noah Harari já disse umas "coisitas" sobre isto... Inteligência artificial, lembram-se... Lá se vai o "copito e a bifana", mas os dinossauros também "foram à vida", não foram?...
Fernando Cardoso Rodrigues
1 comentário:
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.
Bastaria pararmos com o desperdício para tudo começar a melhorar, mas pouca gente pensa nisso, a começar por aqueles que tudo baseiam no crescimento, sem levar em conta que isso assenta no desperdício.Em Espanha há campanhas muito interessantes e motivadoras, por exemplo com a roupa: uma jovem abre o roupeiro e, apesar de estar cheio, não encontra nada que lhe agrade, sobrepondo-se uma voz lhe interrompe o pensamento dizendo: "Se no te lo pones, vendelo"!
ResponderEliminarUm pouco por todo o lado, por cá também, há problemas com falta de água, mas sempre que vou a uma casa de banho fora de casa, seja pública ou em estabelecimento privado, vejo desperdício de água, pois deixei de pressionar a torneira,já sequei as mãos e a água continua a correr, e é um nunca mais acabar de situações incongruentes com o discurso...