quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Tonitroante?

Ontem apareceu uma notícia duma organização internacional, anunciando que morrem 440.000 pesoas /ano, na Europa, devido à poluição. Até aqui tudo "bem". Só que, junta-lhe, em sub-título,  que "é mais que que as mortes conjuntas devidas à malária, tuberculose e SIDA", e aí... desconfio. Claro que o faço porque esta comparação estatística me soa a táctica para melhor impressionar, muito embora a intenção final possa ser boa. Só que, mesmo nos métodos, temos que ser sérios. A malária, na Europa não será quase residual? A tuberculose já não tem a "má fama" do antigamente, mesmo considerando a forma resistente. Finalmente a SIDA deixou de ser uma doença inevitavelmente mortal para passar a ser somente crónica. Ou seja, o trio escolhido parece-me que o foi pelo impacto negativo que os seus nomes têm, devido à estigmatização de antigamente. E, já agora, como se determina a poluição como causa de morte? O primeiro número é elevado, mas precisaremos de comparações que afinal "não comparam nada"? Se me falassem de África... aí eu calava-me.

Fernando Cardoso Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.