terça-feira, 22 de outubro de 2019

70 anos da República Popular da China



Em 1 de Outubro de 1949, Mao Tsé-Tung proclamou em Pequim, na Praça de Tiananmen, a fundação da República Popular da China, após a luta heróica conduzida pelos comunistas chineses contra o regime reaccionário de Chiang Kai-shek e a ocupação japonesa.

A revolução chinesa constitui depois da revolução soviética, o maior acontecimento revolucionário do século XX. O Partido Comunista da China foi fundado em 1921 em Shangai, desenvolvendo a sua luta contra o feudalismo, o capitalismo, o imperialismo e por uma democracia nova.

A China herdeira duma civilização de mais de 5000 anos, tinha em 1949 cerca de 500 milhões de habitantes, tendo hoje perto de 1400 milhões, contando com mais de 50 grupos étnicos, grande diversidade geográfica e fazendo fronteira com numerosos países. O analfabetismo foi praticamente erradicado, quando em 1949 era de 80%. A esperança de vida em 1949 era de 35 anos, hoje é de 75 anos.

Mais de 700 milhões de chineses foram retirados da pobreza, e a própria ONU reconhece que a China contribuiu com mais de 70% para a redução da pobreza mundial.

A percentagem da sua mão-de-obra com ensino superior é de mais de 25%. Com elevado crescimento é a segunda economia mundial, embora a própria China se classifique como país em vias de desenvolvimento, com um poder de compra ainda baixo, com desigualdades entre as regiões costeiras muito industrializadas e urbanizadas e as regiões interiores, predominantemente rurais e com a pobreza abrangendo ainda cerca de 40 milhões de pessoas

O Partido Comunista da China aponta como objectivos: até 2021, «a construção duma sociedade medianamente próspera»; por volta de 2035, uma «sociedade socialista moderna»; e em 2049, «transformação da China num país socialista moderno, próspero, democrático, civilizado e harmonioso».

A ascensão da China no plano internacional conteve intenções hegemónicas e imperialistas dos Estados Unidos, e são um contributo para uma nova ordem económica e política internacional de paz e cooperação, com uma política de coexistência pacífica e respeitadora da carta das Nações Unidas.



5 comentários:

  1. Para quem nos disse, há poucas semanas, que a China não é comunista, este panegirico não está mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a China não é uma sociedade comunista... os objectivos estão indicados... mas não se pode ignorar a luta dos comunistas chineses e o que já foi alcançado.

      Eliminar
  2. Escrever sobre a China e esquecer-se que é um país com dois sistemas(!). Como disse?, é grave! Se houve sonegação é gravíssimo!! Sabemos que Mao-Tsé-Tung evitou que milhões de chineses morressem à fome dando-lhes uma malga de
    arroz,... e... Mas já foi. Relato de quem esteve lá e me disse «A sociedade chinesa tem todos os defeitos duma sociedade capitalista!», que mata!, digo eu, já dizia antes de Bergoglio o ter (muito bem) dito.

    ResponderEliminar
  3. Ah! Eu bem disse que era necessário um terceiro...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.