Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
segunda-feira, 14 de outubro de 2019
O AUMENTO DO SUICÍDIO DOS JOVENS
Portugal registou, em 2017, a mais alta taxa de mortalidade por suicídio entre os jovens dos 15 aos 24 anos de idade nos últimos dez anos. Em 2017, 46 jovens suicidaram-se. Face a 2016, são mais 15 suicídios, o que representa um aumento de 48%. A sociedade mercantil e virtual com os seus videojogos, os seus smartphones, com a "felicidade" fabricada da ditadura da tecnologia, isola cada vez mais os jovens e atira-os cada vez mais para a depressão e outras doenças mentais. A competição pelas notas, a pressão dos pais pelo sucesso, a luta pela vida, destroem a busca do conhecimento e a alegria de viver. O Big Brother atrofia as mentes, tal como o tédio e um quotidiano sem futuro à vista. A sociedade é cada vez mais castradora e controladora, ao contrário do que possa parecer. Por outro lado, como diz o psiquiatra Miguel Bragança, "A Psiquiatria é o parente pobre. O acesso às primeiras consultas no SNS é muito mau, há longas listas de espera e as segundas consultas estão cada vez mais espaçadas. Do plano de prevenção do suicídio 2013-2017 não se fez nada, agora vai ser prolongado".
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.