sábado, 19 de outubro de 2019

THOMAS EDISON


No dia de hoje, em 1931, os maiores jornais mundiais anunciavam em manchetes, o falecimento do grande inventor americano Thomas Edison, ocorrido no dia anterior aos 84 anos de idade.
O conhecido mundialmente jornal português Diário de Notícias (DN), como era de se esperar, na sua edição do dia 19/10/1931, fazia coro desta manchete que chocou o mundo cientifico, noticiando:
"Com a morte de Edison, a humanidade perde uma das suas maiores figuras e a ciência um dos seus mais valorosos cultores"
Vamos nos reportar à verdadeira era dos grandes inventos, ressaltando a figura ímpar de Thomas Alva Edison, ou Thomas Edison como gostava de ser chamado, ele era descendente de canadenses de origem holandesa, apesar de seu enorme talento pessoal, enxergou que a produtividade nesta área seria maior se fosse formada uma equipe de inventores recambiados de todo o mundo, com isto pôde registrar, em seu nome,  uma quantidade muito grande de patentes (estima-se que  este número seja acima de 2.000), contudo, muito vaidoso (comum no ser humano) e por direitos autorais, não acostumava mencionar as pessoas que o ajudava, nos registros oficiais dos inventos.
As suas contribuições para o desenvolvimento tecnológico e científico são muito extensas, vão desde o aprimoramento da lâmpada incandescente até o setor de construção civil, passando pelo ramo de empacotamento a vácuo de alimentos, em áreas como o cinema, gravação áudio e de baterias alcalinas.  
Ele também, como todo ser humano, cometeu erros, o maior deles, foi de ter sido um fanático adepto de produção de corrente elétrica contínua (CC), da qual foi pioneiro na implantação deste sistema em setores da cidade de New York.  Por não aceitar o uso de corrente elétrica alternada (CA), ele entrou em uma desnecessária polêmica com o seu ex-colaborador, Nikola Tesla. Como consequência acabou perdendo, mais tarde, o controle acionário da empresa que ajudou a formar, a conhecida multinacional General Electric (GE).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.