quinta-feira, 24 de outubro de 2019


“Keep calm and go ahead”...


O número é de tal forma astronómico que, apresentado assim a frio, não é nada fácil digerir: A dívida total das famílias portuguesas, segundo o Banco de Portugal, ascendeu a cento e quarenta mil milhões de euros, o dobro do que foi preciso pedir aquando da troika; no total, o endividamento da economia, sector público e privado, já vai nos setecentos e vite quatro mil milhões de euros o que, somado à dívida soberana, o país está mesmo com a corda na garganta!

Impressiona não só a facilidade e aparente despreocupação como as pessoas recorrem ao crédito, mas as “mãos largas” que encontram nas entidades credoras, porque não é difícil perceber que boa parte destes montantes emprestados jamais serão saldados, tal a “bolha” para que inconscientemente contribuem...


Amândio G. Martins

5 comentários:

  1. Que mais argumentos serão necessários para que alguém com poderes dê um pontapé no traseiro do Carlos Costa?

    ResponderEliminar
  2. Confesso a minha ignorancia em "numeros",mas ainda fiquei mais confuso com os que me deu, Amandio. Nomeadamente com a a nomenclatura. Quer explicar-me melhor? Ou tenho que socorrer-me do Jose Rodrigues?

    ResponderEliminar
  3. Olhe que não é má ideia, Dr. Fernando; sendo o nosso administrador o economista cá da casa, saberá certamente melhor que eu elucidá-lo já que, quanto aos números, me limitei a transcrever o que terá dito o B de P...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As minhas duvidas são: dívida pública não é o mesmo divida soberana? E se a DP é de 252 mil milhões e a divida privada tem o valor que referiu, onde foi o BP buscar o número astronômico que aparece no fim do seu texto? Alguém que me ajude...

      Eliminar
  4. A extrema bondade dos meus amigos desvanece-me. Não há dúvida de que me arranjaram um belo “entalanço”. Bonito serviço… Depois de tantos “tratados” que já foram escritos a explicar os desastres, os senhores querem que venha aqui pôr tudo em pratos limpos, não é? Também eu gostava…
    O “entalanço” foi de tal ordem que o tamanho do comentário não foi aceite no blogue, que está limitado a 4096 caracteres. Tive de o converter em post autónomo que vou publicar já de seguida sob o título “Comentário”.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.