terça-feira, 29 de outubro de 2019


Tudo é comestível...


Vi há pouco numa TV espanhola uma demonstração de comida confeccionada com farinha de grilos, em que os voluntários que se propuseram participar não faziam ideia do que se tratava; depois de provarem uns quantos biscoitos era-lhes perguntada a opinião acerca do paladar daquilo, tendo sido dadas as respostas mais diversas, mas todas no sentido de que o sabor não era mau, só depois lhes sendo revelado o que era.

A verdade é que pouca gente se poderá gabar de nunca ter comido insectos, ainda que sem o saber; eu próprio, que os encontrei no prato não poucas vezes, nos “milhentos” locais onde já tive necessidade de comer, tenho poucas dúvidas quanto a ter comido muitos que não vi, assim como devo ter comido muitos nas cerejas e figos e ainda aqui estou para poder contar.

E se em vários países há muito são aproveitados como alimento, pela escassez de recursos e pelo seu valor nutritivo, Portugal parece querer agora apanhar aquele comboio, tendo já sido feita uma degustação na Universidade Nova, apresentada pela “Associação Portugal Insect”; embora ainda não haja  legislação que regulamente o seu consumo, já há estudos de mercado que dão a este novo alimento um potencial de negócio  de 1000 milhões de euros nos próximos anos...

Confunde-me é que, sendo sabido que todos o bichinhos desempenham na Natureza uma função de equilíbrio, e havendo no mundo comida que chegue, mas muito mal distribuída, com desperdício de muitos milhões de toneladas, além de muita terra improdutiva por falta de quem queira “dobrar a espinha”, haja necessidade de recorrer aos insectos para alimentar humanos...

Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.